“O problema das refeições escolares é o que elas custam”

Em menos de cinco anos, os produtos biológicos que representavam 10% das refeições servidas nas escolas primárias dos Olivais passaram a representar metade. Mas o investimento do Estado por refeição escolar mantém-se o mesmo. “É um valor muito baixo se nós queremos inovar.”

Foto
Junta de feguesia é responsável pelas cantinas das escolas básicas dos Olivais

Nas escolas dos Olivais em Lisboa, tal como nos estabelecimentos do resto do país, a comida era confeccionada nas cozinhas. Depois, passou a ser fornecida por empresas contratadas pelo Ministério da Educação ou pelas autarquias. Em 2017, com o acordo entre a Junta de Freguesia dos Olivais e a Agrobio — Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, a comida voltou a ser confeccionada nas cozinhas das escolas primárias e, sempre que possível, com produtos biológicos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários