À margem das negociações, milhões são prometidos para a adaptação, mas não chega

Não há ainda data para que se consiga angariar os 100 mil milhões de euros que já deveriam estar a ser disponibilizados anualmente para a acção climática.

Foto
HANNAH MCKAY/Reuters

Na entrada da segunda e última semana da COP26, em Glasgow, voltou a ouvir-se falar em milhões – muitos milhões – para a política climática, em concreto, para a adaptação. Mas, as negociações sobre o financiamento ainda continuam, assim como todos os itens que estão em cima da mesa nesta cimeira do clima. E com o presidente da COP26, Alok Sharma, a pressionar as partes para que cumpram o calendário estabelecido, chegando a uma solução até sexta-feira (o que seria uma novidade, em relação aos últimos anos), o mais provável é que a actividade avassaladora que se sente no local venha a aumentar. E o resultado final continua incerto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar