Cimeira do clima em Glasgow: as decisões começam agora

Terminada aquela que é conhecida como a semana técnica da COP26, é agora altura de os decisores políticos trabalharem em cima dos documentos pré-elaborados, fechando as decisões que hão-de dar origem ao verdadeiro resultado da cimeira.

aquecimento-global,mundo,ambiente,onu,co2,alteracoes-climaticas,
Fotogaleria
Cartaz em Glasgow, na Escócia YVES HERMAN/Reuters
aquecimento-global,mundo,ambiente,onu,co2,alteracoes-climaticas,
Fotogaleria
Manifestantes com jornais falsos a criticar os líderes mundiais Robert Perry/EPA
aquecimento-global,mundo,ambiente,onu,co2,alteracoes-climaticas,
Fotogaleria
Protesto contra a indústria dos combustíveis fósseis em Glasgow YVES HERMAN/Reuters

Depois de um sábado animado pela marcha pela justiça climática, que apesar da chuva e do vento frio juntou, segundo a organização, cerca de 100 mil pessoas em Glasgow, a cidade acordou, este domingo, bem mais tranquila. O tempo amainou um pouco (o sol até espreitou de vez em quando), e enquanto os delegados da COP26 tinham um dia de descanso, antes de entrarem na segunda e decisiva semana desta Cimeira do Clima, começava um encontro paralelo, a Cimeira das Pessoas, promovida por associações, grupos e activistas de todo o mundo e das mais diferentes áreas. Se muitos têm dúvidas sobre o resultado da COP26, alguns dos mais cépticos poderão, sem dúvida, ser encontrados entre os participantes deste evento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários