Madeira

Uma exposição de ilustração que é um tributo a Lourdes Castro, para ver no Funchal

Inspirados no Grande Herbário de Sombras de Lourdes Castro, os vencedores do concurso de ilustração da Fundação Cecília Zino expõem obras no âmbito do projecto O Sol Marca a Sombra.

Fotogaleria

Até 15 de Novembro, nos jardins da Fundação Cecília Zino, no Funchal, pode-se conhecer a visão da obra e da vida de Lourdes Castro de diversos ilustradores. Diogo Alexandre Fernandes de Sousa, Luísa Castro Portugal Ferreira e João Parente Moita foram os vencedores do concurso nacional de ilustração da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, promovido em colaboração com a Fundação Cecília Zino, no âmbito do projecto multidisciplinar O Sol Marca a Sombra.

O projecto "pretende, recorrendo à obra e visão incontornáveis da artista Lourdes Castro (Funchal, Madeira, 1930), apreciar a dimensão psicológica da obra da artista, bem como o impacto que esta possa ter junto de crianças e jovens, mormente as que se encontram em situação de perigo e vulnerabilidade – grupo de foco da fundação  e demonstrar a inegável importância da prática artística como elemento substancial à evolução individual e comunitária", pode ler-se no site da Fundação.​

No fundo, "aprendendo sobre o que é o Grande Herbário de Sombras de Lourdes Castro", pretendeu-se, "de modo sucinto e prático, criar um novo herbário (emocional) da Ilha da Madeira". E assim se fez.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Diogo Alexandre Fernandes de Sousa
Luísa Castro Portugal Ferreira
João Parente Moita
Juliana Margarida Nóbrega
Margarida Nóbrega
António Maria dos Santos Lopes
Ana Catarina Sousa Miranda
Daniela Natália Barros Alves
Diogo Alexandre Fernandes de Sousa
Ana Isabel Jesus Vasconcelos
Leah da Silva Saraiva