Covid-19: Portugal já fez mais de 20 milhões de testes de diagnóstico

Em Outubro de 2021, realizaram-se cerca de 1,25 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de mais de 40 mil testes, sem contar com autotestes.

Foto
Este ano foram efectuados cerca de 48 mil testes à covid-19 por dia, em média Nelson Garrido

Já foram feitos mais de 20 milhões de testes diagnóstico à covid-19 em Portugal, desde o início da pandemia, sendo que este ano foram efectuados cerca de 48 mil testes por dia, em média.

A Task Force para a promoção do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2 em Portugal revela, em comunicado, que em 2021 foram já efectuados mais de 70% do total de testes de diagnóstico realizados desde o início da pandemia.

Os dados, segundo a mesma nota, demonstram uma evolução “muito positiva” da capacidade de testagem no país, através do Serviço Nacional de Saúde, em colaboração com a academia e entidades privadas: laboratórios, farmácias, clínicas e outras entidades.

Em Outubro de 2021, realizaram-se cerca de 1,25 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de mais de 40 mil testes, dados estes que não incluem os autotestes.

Em relação à tipologia de testes, realizaram-se cerca de 14,3 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 5,7 milhões de TRAg de uso profissional.

A marca de 20 milhões de testes à covid-19, alcançada na quinta-feira (4 de Novembro), reflecte o esforço de testagem levado a cabo em Portugal, desde o início da pandemia, esforço este reforçado a partir de Março de 2021 com a implementação do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal.

O plano foi assegurado pela Task Force da testagem, coordenada por Fernando de Almeida, presidente do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Em Portugal, desde Março de 2020, morreram 18.193 pessoas e foram contabilizados 1.095.337 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Sugerir correcção
Comentar