Miguel Oliveira parte da 17.ª posição para o GP do Algarve

Piloto português falhou acesso à derradeira sessão de qualificação, em Portimão. “Pecco” Bagnaia (Ducati) conquistou quinta pole position consecutiva e estabeleceu recorde da pista.

Foto
EPA/NUNO VEIGA

O português Miguel Oliveira (KTM) partirá do 17.º lugar da grelha para o Grande Prémio do Algarve de MotoGP, 17.ª e penúltima prova do Mundial de motociclismo de velocidade, que terá o italiano “Pecco" Bagnaia na pole position, a quinta consecutiva do piloto da Ducati.

O piloto de Almada esteve perto de conseguir disputar a qualificação final - reservada aos 10 mais rápidos nos três primeiros treinos e aos dois melhores da primeira fase de qualificação -, mas foi caindo de posição para ser o sétimo mais rápido, com 1m39,624s, o que lhe retirou a possibilidade de discutir um lugar entre os primeiros.

O vencedor da primeira corrida de MotoGP em Portimão, em 2020, quedou-se imediatamente atrás do italiano Valentino Rossi (Yamaha), sete vezes campeão da categoria “rainha”, que foi dois centésimos de segundo mais rápido do que Oliveira.

Francesco Bagnaia, segundo no Mundial de pilotos, atrás do francês Fabio Quartararo (Yamaha), que já assegurou o título, conseguiu a sexta pole position da temporada, a quinta consecutiva, ao bater o recorde do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, fixando-o em 1m38,725s.

O italiano confirmou o estatuto de mais rápido dos treinos livres, depois de ter sofrido uma queda na corrida anterior, em Misano (Itália), deixando o australiano e seu companheiro de equipa, Jack Miller, a 0,104 segundos e o espanhol Joan Mir (Suzuki), campeão do mundo em 2020, terceiro, a 0,168s.

Depois de se ter tornado no primeiro francês campeão do mundo de MotoGP, Quartararo, vencedor em Abril do Grande Prémio de Portugal, também disputado na “montanha-russa” algarvia, sofreu uma queda na qualificação e não foi além do sétimo melhor registo, a 0,406 segundos de Bagnaia.

Os dois “repescados” para a segunda fase de qualificação foram o francês Johann Zarco (Ducati) e o espanhol Iker Lecuona (KTM), com os tempos de 1m39,130s e 1m39,171s, respectivamente.

O Grande Prémio do Algarve decorre este domingo, com início previsto para as 13 horas.

Sugerir correcção
Comentar