Esta sexta-feira às 11h05 a terra vai “tremer” — protecção civil promove simulacro de sismo

Os gestos de protecção são: baixar, proteger e aguardar.

Foto
Simulacro numa escola em Loures. Depois de baixar, proteger e aguardar, os estudantes seguem para o campo desportivo RUI GAUDÊNCIO

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) convida a população a participar às 11h05 desta sexta-feira no exercício público de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A Terra Treme”, que compreende os gestos “baixar, proteger e aguardar”.

Segundo a ANEPC, “A Terra Treme” tem o objectivo de “capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes”.

O exercício compreende a realização de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo, desenrolando-se a acção durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou colectivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os gestos de auto-protecção: baixar, proteger e aguardar.

Embora a iniciativa tenha expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a Direcção-Geral da Educação (DGE) e a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), promove um evento principal na Escola Rómulo de Carvalho, em São Domingos de Rana (Parede), em que os alunos, professores e funcionários vão fazer no minuto pré-definido os três gestos de protecção para o caso de sismo.

Neste evento principal vão estar presentes o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Duarte da Costa, e os secretários de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC vão, em parceria com as comunidades educativas locais, associações de bombeiros, serviços municipais de protecção civil e os demais agentes de protecção civil, promover acções de sensibilização sobre o risco sísmico e medidas de auto-protecção, bem como a realização do exercício “A Terra Treme”.

Promovida anualmente pela ANEPC, a iniciativa está inserida na Estratégia Nacional para uma Protecção Civil Preventiva e dá a conhecer as medidas e os comportamentos de auto-protecção a adoptar para a protecção de cada pessoa.

Sugerir correcção
Comentar