Pfizer também está na corrida para primeiro comprimido anticovid-19

Farmacêutica refere que o seu antiviral reduz em 89% o risco de hospitalização e morte, enquanto que o outro fármaco de uma empresa concorrente garante “apenas” uma redução de 50% do risco.

Foto
Pfizer fala numa redução de 89% no risco de hospitalização ou morte relacionada com a covid-19 Yves Herman/Reuters

A farmacêutica Pfizer anunciou esta sexta-feira que vai pedir “o mais rapidamente possível” à autoridade norte-americana para o medicamento (FDA) uma autorização para uso de emergência do seu medicamento antiviral contra a covid-19, o Paxlovid. O novo fármaco consegue reduzir em 89% os riscos de hospitalização e morte, segundo os primeiros resultados dos ensaios clínicos. O anúncio surge um dia depois das notícias sobre os avanços na Europa de um outro antiviral, proposto pela farmacêutica MSD/Merck Sharp & Dohme, que garante uma redução do mesmo risco para metade. A Pfizer entra a corrida e subiu a parada. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar