Greve no Metro de Lisboa desde a meia-noite, circulação retomada na sexta-feira

O Metropolitano de Lisboa só deverá reabrir às 06h30 de sexta-feira.

Foto
Francisco Romao Pereira

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa estão em greve desde a meia-noite, contra o congelamento de salários e para reivindicar progressões na carreira, num protesto que se prolongará por 24 horas.

Segundo a empresa, por causa desta greve “para a generalidade dos trabalhadores”, o Metropolitano de Lisboa só deverá reabrir às 6h30 de sexta-feira.

“Caso sejam decretados os serviços mínimos com circulação de comboios”, a empresa “avaliará se terá condições operacionais” para reabrir o serviço entre a meia-noite e a 1h00 de sexta-feira, informou o Metropolitano de Lisboa, num comunicado.

Esta é a segunda greve no Metropolitano de Lisboa esta semana, depois de na terça-feira ter havido uma paralisação parcial entre as 5h00 e as 9h30, com a circulação de comboios a começar cerca das 10h00.

Em 26 e 28 de Outubro, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa já tinham feito greves parciais semelhantes à de terça-feira, com as estações a manterem-se fechadas até depois das 10h00.

Segundo a empresa, nestas greves parciais a adesão global ao protesto situou-se entre os 42,62% e os 46,26%, enquanto a federação de sindicatos que representa os trabalhadores (Fectrans, Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações) afirmou que a adesão foi “elevada”, sem adiantar números.

Os trabalhadores já fizeram greves parciais em Maio e Junho, tendo em conta as mesmas reivindicações apresentadas para a nova paralisação.

Na origem das paralisações está o protesto contra o congelamento salarial e a luta pela aplicação de todos os compromissos assumidos pelo Ministério do Ambiente e da Acção Climática, em que se inclui a prorrogação do acordo de empresa, pelo preenchimento imediato do quadro operacional e pelas progressões na carreira.

Na semana passada, a transportadora referiu em comunicado que se encontra “receptiva à discussão das propostas apresentadas pelas entidades sindicais, sendo as mesmas objecto de negociação”.

O Metropolitano de Lisboa opera com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião), das 6h30 às 1h00 todos os dias.

Sugerir correcção
Comentar