TPI dá uma “esperança de justiça” às vítimas do regime de Maduro

Venezuela é o primeiro país da América Latina investigado por violações dos direitos humanos no Tribunal Penal Internacional. Human Rights Watch fala em “mensagem contundente”.

Foto
Manifestante sendo atacado por um canhão de água em Caracas CARLOS BARRIA/Reuters

A decisão do procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) Karim Khan de abrir uma investigação às violações de direitos humanos levadas a cabo pelo Governo de Nicolás Maduro na Venezuela foi bem recebida em vários quadrantes e considerada pela Human Rights Watch uma “mensagem contundente” que traz alguma “esperança de justiça” às famílias das vítimas da repressão.

“O procurador do TPI tem o mandato de investigar os máximos responsáveis dos delitos internacionais mais graves, a sua decisão de hoje [quarta-feira] sobre a Venezuela é uma mensagem contundente, não só para os que cometeram os abusos ou os encobriram, também para os líderes militares e civis que sabiam ou deveriam ter sabido o que acontecia e não intervieram”, disse José Miguel Vivanco, director da HRW para as Américas em comunicado, citado pela Europa Press.

Entre os documentos analisados por Karim Khan para decidir abrir uma investigação à Venezuela, na primeira vez que um país da América Latina é alvo do TPI, estão relatórios da HRW publicados em 2014 e 2017 que identificaram “abusos generalizados durante os ataques contra opositores”.

“Agentes das forças de segurança golpearam e torturaram gravemente detidos (…), usaram a força de maneira desproporcionada, cometeram abusos violentos contra manifestantes e transeuntes nas ruas e detiveram arbitrariamente e processaram opositores do Governo”, afirmou a organização não-governamental nos seus relatórios.

Para a ONG ficou claro nas suas investigações que o uso da força não se destinava a fazer cumprir a lei ou a dispersar os protestos, mas “castigar pessoas pelas suas supostas opiniões políticas”.

Entre 2016 e 2019, agentes da polícia e das forças de segurança “provocaram a morte de quase 18 mil pessoas na Venezuela em casos de alegada resistência à autoridade” que, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, muitas delas “podem constituir execuções extrajudiciais”.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários