Já lhe pediram ajuda para morrer. Se a lei passar, não a negará

Bruno Maia, do Movimento Cívico Direito a Morrer com Dignidade, não acredita que possa vir a haver “um problema logístico” resultante da legalização da morte medicamente assistida. “O que poderá haver é um problema de esclarecimento dos médicos.” O Parlamento vai discutir e votar novamente a lei da eutanásia esta quinta-feira.

Foto
O médico Bruno Maia já teve doentes que lhe manifestaram desejo de morte assistida de forma implícita, outros de forma explícita Rui Gaudêncio

Diz a experiência do neurologista e intensivista Bruno Maia que, por maior que seja o sofrimento, “a esmagadora maioria quer viver”. Pouquíssimos doentes expressam um desejo de morte assistida. Não lhe parece, por isso, que a eventual legalização de tal prática possa vir a criar um problema logístico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários