Taliban & anti-vaxxers: uma aliança negacionista

Quando se obstaculiza a lógica e a evidência, as catástrofes ganham lastro. Não é preciso grande ciência (até para uma cabeça negacionista) para contabilizar a mórbida factura das lideranças anticiência.

Enquanto uma maioria se horrorizava com o avanço taliban nas ruas de Cabul, falanges antivacinação observavam o momento por outro prisma. Porta-estandartes do negacionismo americano chegaram ao ponto de questionar se o seu país não teria estado a lutar no lado errado da barricada. É inegável que os taliban estão muito à frente no que ao atraso diz respeito. Com um pedigree antivacinação difícil de ombrear, estes jihadistas já causaram pesados recuos na saúde pública da região. Atrasaram, por exemplo, a erradicação do vírus da poliomielite, que esteve à beira de ser um tremendo sucesso civilizacional com a eliminação global de uma doença outrora endémica em mais de uma centena de países, deixando milhões de crianças paralisadas ou presas a pulmões de aço.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar