134 anos da Associação Académica de Coimbra, o mais belo sonho de gerações!

É peremptório rever o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior o quanto antes, com a coragem de retornar a uma anterior situação em que os estudantes eram parte integrante do debate e da decisão das academias.

A 3 de Novembro de 1887 surgia, em Coimbra, uma nova instituição de representação dos estudantes da academia, que viria a ser presidida por António Luiz Gomes, então estudante de Direito e, posteriormente, reitor da Universidade de Coimbra. Iniciava-se o percurso único da Associação Académica de Coimbra enquanto sindicato estudantil, mas também enquanto clube e pólo cultural singulares, que viria a influenciar toda a história política, desportiva e artística de Portugal, desde início do século XX até hoje.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar