Nunca foram mortos tantos activistas ambientais como em 2020 — e os assassinatos “são a ponta do icebergue”

Foram assassinados 228 defensores da Terra e do ambiente, o que faz de 2020 “o pior ano de que há registo”, segundo a ONG Global Witness. Ao PÚBLICO, uma das responsáveis pela contagem sublinha que os países europeus “têm um grande papel” nos cenários de violência contra ambientalistas e não podem ignorar as ligações a sectores que perpetram os ataques em outras partes do mundo.

aquecimento-global,direitos-humanos,mundo,ambiente,clima,alteracoes-climaticas,
Fotogaleria
Um terço dos assassinatos foram de indígenas
aquecimento-global,direitos-humanos,mundo,ambiente,clima,alteracoes-climaticas,
Fotogaleria
Quase um terço dos assassinatos reportados estava ligado à defesa da terra contra exploração de recursos, barragens e outras infra-estruturas Reuters/Paulo Whitaker

Durante um 2020 assolado pela pandemia, o mundo parou: o isolamento das populações parou a economia, atrasou a educação, alterou paradigmas e expôs problemas que não se conheciam até uma paralisação global. Mas a luta pela protecção do ambiente continuou e as baixas nesta guerra atingiram um valor recorde: o ano passado foi “o pior de que há registo”, com 228 activistas ambientais assassinados, uma média de quatro por semana. Este é o principal número avançado pelo relatório “Last Line of Defence” da Global Witness, uma organização não-governamental (ONG) de direitos humanos que há nove anos recolhe os dados de mortalidade dos defensores da Terra e do ambiente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários