7 passos para investir no presente, e ter um futuro à medida dos seus sonhos

Talvez possa achar prematuro começar já a poupar para a reforma. Mas já imaginou chegar a essa fase da vida com um “pé-de-meia” à prova de imprevistos e que ainda lhe permita viajar e manter a qualidade de vida para desfrutar dos seus dias ao máximo?

Foto

O tempo de preparar o futuro é agora. Seja para assegurar o bem-estar financeiro em caso de doença grave ou invalidez profissional, ou para fazer o que sempre sonhou, vale a pena começar já a economizar para a idade da reforma. Não apenas por si, mas também para garantir um futuro mais sustentável para a sua família.

Nos dias que correm, colocar dinheiro de parte parece uma tarefa hercúlea, mas é mais simples do que parece. Trazemos-lhe sete pequenos passos para começar.

1. Prepare um orçamento familiar: Junte os elementos do seu agregado à frente de uma folha de Excel, explique a importância da poupança aos mais novos, demonstrando que disso depende a saúde financeira da família e a realização dos sonhos de todos. Em conjunto, identifiquem gastos supérfluos e procurem alternativas mais económicas.

2. Defina um objectivo de poupança: Este objectivo deve ser realista em termos de tempo e montante esperado. A seguir, estabeleça um compromisso de poupança regular que lhe permita chegar ao objectivo.

3. Assim que receber, coloque uma quantia de parte: Reserve a quantia da poupança assim que receber o ordenado. Desta forma, garante que não gasta o dinheiro em compras de impulso ou outras despesas.

4. Planeie: Antes de ir ao supermercado, planeie as refeições da semana. Para evitar gastos desnecessários, prepare uma lista antes de ir às compras e restrinja-se apenas ao que precisa.

5. Mantenha-se a par das promoções: Compre online e mantenha-se a par das promoções, subscrevendo as newsletters das suas marcas favoritas, mas atenção: promoções podem levar a compras por impulso! Mais uma vez, limite-se ao necessário.

6. Poupe nas despesas da luz e água: Poupe nos gastos em serviços como electricidade ou água. Evite ter dispositivos em modo stand-by, use iluminação LED, troque os banhos de imersão por banhos de chuveiro e opte pelos programas económicos e rápidos das máquinas de lavar loiça e roupa para poupar nas facturas mensais.

7. Invista num Plano Poupança Reforma (PPR).Ao subscrever um PPR não só estará a economizar como ainda irá colher dividendos mais tarde.

Foto

O que é um PPR e quais as suas principais vantagens?

Na sua maioria, os PPR são produtos de investimento ligados a fundos (conhecidos como “unit-linked”, ou seguros ligados), com benefícios fiscais e que permitem ainda acumular rendimentos. São uma excelente solução para quem procura um complemento para a sua reforma – o tal “pé-de-meia” - que o irá ajudar a si e à sua família a ter um futuro mais feliz e sereno.

E como escolher um PPR? O PPR Mais Banco CTT (produto da Zurich em parceria com o Banco CTT) é uma opção perfeita para quem está disposto a investir para ter mais rentabilidade no futuro. Segundo Vishal Dilip, Director de Marketing do Banco CTT, trata-se de “um produto que privilegia a poupança a médio e longo prazo, sendo uma solução para quem pretende preparar e garantir a sua reforma com benefícios fiscais e uma boa opção para poupar com mais rentabilidade, para quem esteja disposto a arriscar de forma moderada”.

Ana Paulo, Head of Life e Membro do Conselho de Administração da Zurich - Companhia de Seguros Vida, refere que “o PPR Mais Banco CTT é adequado aos clientes com moderada aversão ao risco, que têm a possibilidade de diversificar o seu investimento em Fundos de Obrigações, Fundos de Ações e outros Fundos Alternativos.” Ana Paulo sublinha ainda que “com este produto o investidor consegue optimizar as suas poupanças, ao mesmo tempo que acompanha a evolução do mercado.”

A acessibilidade e a flexibilidade inerentes ao PPR Mais Banco CTT são outras das mais-valias destacadas por Vishal Dilip: “acessível, já que a partir de 250 euros é possível subscrever o PPR Mais Banco CTT e flexível, pois permite reforçar e fazer crescer a poupança de forma pontual ou programada todos os meses”.

E, de facto, não é preciso muito para dar o primeiro passo para o que será a promessa de uma vida melhor: bastam 250 euros para subscrever o seu PPR Mais Banco CTT e depois, pode fazer entregas programadas a partir de 50 euros por mês ou suplementares a partir de 250 euros, para fazer crescer a sua poupança. O prazo do contrato do PPR Mais Banco CTT é, no mínimo, de 5 anos e 1 dia, não podendo terminar antes dos 60 anos de idade da Pessoa Segura.

Para subscrever o PPR Mais Banco CTT basta dirigir-se a uma das 212 Lojas Banco CTT. Mas antes disso, não se esqueça de consultar os documentos necessários para a adesão.

No fundo, abrir um PPR Mais Banco CTT irá ajudá-lo a assumir um compromisso mais sério com a poupança: as entregas regulares de 50 euros garantem que, todos os meses, coloca dinheiro de parte. Acredite: o seu “eu do futuro” vai agradecer ao seu “eu do passado” por este esforço, que vai permitir concretizar sonhos e viver o futuro da forma como o imaginar hoje. Basta uma mudança de comportamentos e apostar num plano poupança reforma, como o PPR Mais Banco CTT.


O PPR Mais Banco CTT é um seguro de vida ligado a fundos de investimento (unit linked) da Zurich - Companhia de Seguros Vida, S.A., que cumpre os requisitos específicos dos produtos classificados como PPR (Plano Poupança Reforma) comercializado através do Banco CTT, S.A., na sua qualidade de agente de seguros. O Banco CTT, S.A., sociedade anónima, com sede em Lisboa, na Avenida D. João II, n.º 13, Edifício Báltico, Piso 11.º, matriculado na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número único de matrícula e de pessoa coletiva 513412417, com o capital social de 296.400.000,00 Euros, registado na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões sob o n.º 417448775 e autorizado a exercer a atividade de mediação de seguros, na qualidade de Agente de Seguros, nos Ramos Vida e Não Vida. Os dados do registo estão disponíveis em www.asf.com.pt. O Banco CTT, S.A., enquanto agente de seguros, não assume a cobertura dos riscos, nem está autorizado a celebrar contratos de seguro em nome do Segurador, nem em receber prémios de seguro. Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

Sugerir correcção
Comentar