Bancos emprestaram quase dois mil milhões aos particulares em Setembro

Empréstimos à habitação mantêm ritmo de crescimento, totalizando 1331 milhões de euros. Depósitos caem.

Foto
Os novos empréstimos à habitação representaram, em média, 68% do total dos novos empréstimos a particulares Rui Gaudencio

Os novos empréstimos contratados por particulares em Setembro ascenderam a 1995 milhões de euros, acima dos 1861 milhões de euros de Agosto, dois quais 1331 milhões de euros para habitação, um segmento que “tem registado uma tendência de crescimento”, refere o Banco de Portugal (BdP). 

“Entre Janeiro e Setembro de 2021, os novos empréstimos à habitação representavam, em média, 68% do total dos novos empréstimos a particulares (um peso próximo ao observado em 2007)”, destaca o supervisor.

O total de crédito à habitação ascendeu a 1261 milhões de euros em Agosto deste ano; e no período homólogo de 2020, ainda muito marcado pela pandemia, a 970 milhões de euros. 

As taxas de juro dos empréstimos para construção ou aquisição de habitação permanecem em valores historicamente baixos, fixando-se o valor médio de Setembro em 0,8%, valor que se mantém há três meses consecutivos.

As baixas taxas de juro estimulam a compra de casa, e o crescimento dos preços justificam uma parte dos montantes elevados concedidos para este fim.

Quanto aos montantes de novos empréstimos ao consumo e para outros fins, que atingiram 437 milhões de euros e 227 milhões de euros, respectivamente, têm-se verificado alguma estabilização. A taxa média no crédito ao consumo foi de 6,51%, abaixo dos 6,66% do mês anterior.

Em sentido inverso esteve o montante de novos depósitos das famílias, que atingiram 3522 milhões de euros, menos 224 milhões do que no mês anterior, destacando o BdP que Setembro “é um mês em que, tradicionalmente, a constituição de novos depósitos se reduz”.

A taxa de juro média dos novos depósitos foi de foi de 0,05%. Nos depósitos até 12 meses, o valor caiu para 0,04%, contra 0,05% verificado em Agosto. Face a Setembro de 2020, a taxa destes depósitos estava em 0,08%.

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, o montante de novos empréstimos concedidos pelos bancos às empresas aumentou 239 milhões de euros, para 2256 milhões, dos quais 60% corresponderam a empréstimos de montante igual ou inferior a um milhão de euros.

A taxa de juro média dos novos empréstimos a empresas manteve-se igualmente em níveis historicamente baixos: 2,03% em Setembro, valor acima do registado em Agosto de 2021 (1,91%) e em Setembro do ano passado (2%).

Sugerir correcção
Comentar