Alterações climáticas

"A um minuto do apocalipse" e "a cavar as nossas próprias sepulturas": os discursos dos líderes na COP26

i-video

No arranque da COP26, o tom foi unânime: urgência. Tanto António Guterres como Boris Johnson ou Joe Biden falaram no arranque da cimeira de líderes da 26.ª Conferência das Partes (COP26) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, que se realiza até 12 de Novembro na cidade escocesa de Glasgow.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou que a “raiva e impaciência do mundo serão impossíveis de conter” se não conseguirem entender-se para conter as alterações climáticas, uma “máquina do apocalipse” que é preciso desarmar.

Já o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que é “tempo de dizer basta”, porque o mundo está a “cavar a própria sepultura”. Guterres pintou um cenário negro da humanidade, com “o planeta a mudar diante dos nossos olhos” devido ao uso dos combustíveis fósseis e ao tratamento “cruel” da natureza. “Este é o momento da verdade e aproximamo-nos rapidamente do ponto crítico”, ou seja, de tornar impossível o objectivo de limitar o aquecimento global a 1,5 graus, em relação a níveis pré-industriais.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu que seria uma “liderança pelo exemplo” no esforço para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa. "Queremos demonstrar que EUA não estão apenas de volta à mesa [de negociações], mas vão liderar com o poder do exemplo", numa referência ao regresso ao Acordo de Paris, do qual o seu antecessor, Donald Trump, se tinha afastado. 

Fique a par de todas as novidades sobre a COP26 aqui