Facebook responde a Haugen: não agarramos as pessoas “com conteúdo extremista”

Na Web Summit, o responsável pelas políticas públicas do Facebook acusou a denunciante de interpretar mal os interesses da empresa. “Os anunciantes não querem ver o seu conteúdo ao lado de conteúdo desagradável”, disse Nick Clegg.

Foto
Nick Clegg, do Facebook, não conseguiu estar presencialmente em Lisboa Reuters/PEDRO NUNES

O Facebook reconhece que “com o crescimento e sucesso vem o escrutínio”, mas o responsável pelas políticas públicas da empresa diz que Frances Haugen tem uma ideia errada sobre os interesses comerciais e os algoritmos das redes sociais. Segundo Nick Clegg, que defendeu o ponto de vista do Facebook na Web Summit, as plataformas do grupo Meta (inclui Facebook, WhatsApp, Instagram e Messenger) não obtêm mais lucro ao publicar conteúdo extremista.

“As pessoas que pagam para termos lucro são anunciantes. Os anunciantes não querem ver o seu conteúdo ao lado de conteúdo desagradável. Os nossos próprios utilizadores não vão usar as nossas plataformas se tiverem uma má experiência”, argumentou em palco Nick Clegg, vice-presidente das políticas das plataformas do grupo Meta desde 2018, negando que a empresa alimente “deliberadamente as pessoas com conteúdo desagradável e extremista para as manter perpetuamente irritadas e conectadas”.

Era uma resposta directa às acusações de Frances Haugen, a ex-funcionária que se tornou denunciante de más práticas do grupo e abriu a edição de 2021 da Web Summit na noite passada. Clegg falava por videoconferência, em enormes ecrãs transmitidos nos ecrãs da Altice Arena, depois de mudanças na agenda o impedirem de viajar até Lisboa. 

“Há sempre dois lados numa história”, sublinhou em palco, lembrando que os sistemas de inteligência artificial do Facebook estudam a prevalência do discurso de ódio nas plataformas. “Em dez mil milhões de visualizações de conteúdo, cinco podem incluir discurso de ódio – é 0,05%”, referiu. É uma métrica que o grupo Meta gosta de repetir: o valor (uma estimativa calculada por um sistema que estuda a prevalência de ódio na plataforma) também foi mencionado durante uma conversa do PÚBLICO com Laurent Solly, que gere as plataformas de Mark Zuckerberg no Sul da Europa.

Foto
Frances Haugen foi a cabeça de cartaz do primeiro dia da Web Summit Reuters/Pedro Nunes

Frances Haugen também defende que os problemas do Facebook se devem uma “pequena parte do conteúdo”. Só que é essa porção de conteúdo aquela a que os algoritmos dão a maior parte da atenção, explicou a ex-funcionária do Facebook esta segunda-feira.

Grupo Meta terá mais regulação

Nick Clegg admite que o Facebook tem problemas para corrigir. “Todas as perguntas [de Frances Haugen] são legítimas”, concedeu. “E sabemos que temos de ter cuidado”, acrescentou. Depois, enumerou as estratégias da empresa para melhorar os seus serviços nos últimos anos: desde travar o lançamento da versão do Instagram para crianças à criação de equipas para perceber “o que falhou” na Birmânia, um país onde o conteúdo de ódio no Facebook tem motivado a perseguição da minoria muçulmana rohingya.

​“Muitos dos documentos [de Frances Haugen] têm dois ou três anos”, criticou, dando a entender que as provas da ex-funcionária do Facebook estão desactualizadas. “Deve haver mais regulação e mais transparência”, reconheceu.

Para Clegg, a mudança de nome da empresa-mãe do Facebook é prova disso. Ao alterar a designação para Meta, a empresa de Zuckerberg está a tornar claro o objectivo de criar o metaverso. Trata-se de um mundo virtual acessível através de aparelhos de realidade virtual e aumentada que se deve tornar uma realidade na próxima década.

“Esta tecnologia não vai aparecer do dia para a noite. Vai demorar cinco, dez anos”, explicou Clegg. “Há tempo para reflectir sobre [a tecnologia], contrariamente a outras tecnologias que explodem e depois têm de ser perseguidas pela regulação. Estamos a avisar as pessoas atempadamente”, sustentou. “Vamos ter tempo para falar com académicos sobre a equidade e privacidade do metaverso. Desta vez, queremos ter segurança antes de a tecnologia avançar.”

Foto
Como o Meta, Zuckerberg quer criar um mundo virtual Facebook/Reuters

Criar o que diz ser uma caricatura do Facebook como vilão “não ajuda a identificar os verdadeiros problemas, nem a chegar às soluções certas”, concluiu o vice-presidente de políticas públicas do grupo Meta no final da sessão na Web Summit.

O Facebook é um dos grandes temas da edição de 2021 da Web Summit. Além de Frances Haugen e Nick Clegg, a cimeira tecnológica dá palco a Roger Mcnamee, autor do livro Zucked: Despertar para a Catástrofe do Facebook, e Chris Cox, responsável pelos muitos produtos do grupo Meta.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários