Criança australiana de quatro anos resgatada depois de duas semanas desaparecida

Cleo Smith foi resgatada pela polícia de uma casa em Carnarvon, a cidade onde vivia com os pais, mais de duas semanas depois ter sido levada da tenda onde dormia quando acampava com a família.

Foto
Cleo Smith desapareceu da tenda de campismo onde dormia no dia 16 de Outubro Ellie Smith/INSTAGRAM

Uma criança australiana de quatro anos, que estava desaparecida há mais de duas semanas, foi encontrada com vida. Cleo Smith foi resgatada pela polícia de uma casa em Carnarvon, a cidade onde vivia com os pais, mais de duas semanas depois ter sido levada da tenda onde dormia quando acampava com a família, a 16 de Outubro.

A polícia invadiu uma casa que estava trancada na cidade de Carnarvon, a cerca de 900 quilómetros de Perth, capital da Austrália Ocidental, pela uma da manhã (hora local), tendo encontrado a criança num dos quartos.

O subcomissário Col Blanch disse que um dos agentes pegou na criança ao colo e perguntou-lhe qual o seu nome. A criança respondeu: “O meu nome é Cleo”.

Cleo Smith desapareceu da tenda de campismo onde dormia no dia 16 de Outubro. O facto de o seu saco-cama também ter desaparecido e de o fecho da tenda não estar ao alcance de uma criança tão pequena levou a polícia a crer que Cleo tinha sido sequestrada, tendo sido organizada uma grande operação de buscas, revela o jornal The Sydney Morning Herald.

O governo estadual ofereceu uma recompensa de um milhão de dólares (cerca de 642 mil euros) por qualquer informação sobre o paradeiro da criança ou sobre as circunstâncias do seu desaparecimento.

Depois de uma semana de buscas infrutíferas, as autoridades focaram a sua atenção nos arredores da casa da família da criança, temendo que Cleo tivesse sido vigiada por um raptor. A polícia vasculhou também uma área de 600 quilómetros ao longo da costa da região de Gascoyne.

O agente que liderou a investigação, o superintendente Rod Wilde, disse anteriormente à rádio 6PR acreditar que o alegado rapto da criança não terá sido uma acção planeada, mas sim circunstancial.

No domingo, dois dias antes de Cleo ser encontrada, a sua mãe, Ellie Smith, recorreu às redes sociais para partilhar uma fotografia da filha e apelar ao alegado raptor para devolver a criança à família.

Pouco depois de ser encontrada, esta terça-feira, a criança pôde reunir-se novamente com a família.

Em comunicado, Col Blanch agradeceu aos pais de Cleo, à comunidade e a todos os voluntários que participaram nas operações de busca. “Tenho o privilégio de anunciar que, no início desta manhã, a Força Policial da Austrália Ocidental resgatou Cleo Smith”, disse. “É o resultado de um trabalho incrível da polícia.”

Segundo o jornal The Sydney Morning Herald, um homem residente em Carnarvon foi detido e está a ser interrogado pela polícia.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, afirmou ser uma “notícia maravilhosa” que Cleo tenha sido encontrada com vida e bem de saúde. “Cleo Smith foi encontrada e está em casa sã e salva. As nossas orações foram ouvidas”, escreveu numa publicação na rede social Twitter, na qual agradeceu aos “vários agentes envolvidos” nas buscas.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários