Carlos Moedas lamenta falta de entendimento entre Metro de Lisboa e Governo

Trabalhadores têm marcado sucessivas greves em protesto contra o congelamento salarial e exigindo o preenchimento imediato do quadro operacional e as progressões na carreira. Para quinta-feira está prevista uma greve de 24 horas.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, lamentou a falta de entendimento entre Governo e Metropolitano de Lisboa para desbloquear a greve desta terça-feira, coincidente com o segundo dia da Web Summit, levando ao congestionamento do trânsito.

“É uma pena que o Governo não tenha conseguido resolver a situação uma semana antes de o evento ter início. Há um caos causado por o Governo não se ter entendido com o Metro e é uma pena”, disse Carlos Moedas aos jornalistas na sala de conferências da media village do evento internacional, na Altice Arena.

O social-democrata lembrou que, apesar de ter acabado de chegar à Câmara de Lisboa (foi eleito nas autárquicas de 26 de Setembro), o seu trabalho é “fazer pressão junto do Governo” para desbloquear a situação.

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa cumpriram nesta terça-feira uma nova greve parcial de manhã, tendo a circulação sido iniciada pelas 10h15, no dia em que também se cumpre uma paralisação de 24 horas na Rodoviária de Lisboa.

Os trabalhadores do Metro (tutelado pelo Governo) iniciaram também na segunda-feira uma greve ao trabalho extraordinário por dez dias, renováveis, e para quinta-feira (dia 4) está prevista uma greve de 24 horas.

Por causa da paralisação, a Carris, gerida pela Câmara Municipal de Lisboa, anunciou um reforço de quatro das suas carreiras rodoviárias.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. apresentaram pré-avisos de greve em protesto contra o congelamento salarial e exigindo o preenchimento imediato do quadro operacional e as progressões na carreira.

“Estamos a fazer todos os esforços naquilo que é o meu poder, seja em relação aos autocarros, seja em ter os shuttles para trazer as pessoas para a Web Summit. Mas esse caos está a ser causado pelo Governo em não se entender com o Metro”, afirmou.

O recém-eleito presidente da câmara disse reconhecer “o direito absoluto dos trabalhadores” à greve. “Mas há um papel do Governo de não deixar chegar a situação a este ponto, é muito triste. A culpa aqui é de quem não se entendeu”, sublinhou.

Na semana passada, foram realizadas duas greves parciais idênticas às desta terça-feira na transportadora. O Metropolitano de Lisboa diz estar “receptivo à discussão das propostas apresentadas pelas entidades sindicais, sendo as mesmas objecto de negociação”.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários