Mau tempo dos últimos dias causou mais de 2000 ocorrências em todo país

Num balanço feito na manhã desta segunda-feira, a Protecção Civil dá conta de mais de 900 quedas de árvores e quase 500 inundações. Aletra amarelo está activo até esta noite.

Foto
Paulo Pimenta

A Protecção Civil registou 2097 ocorrências relacionadas com a meteorologia adversa, desde as 14h de quinta-feira até às 8h de hoje, disse à Lusa fonte da organização de socorro, adiantando que na noite de domingo para segunda-feira noite não foram registadas ocorrências significativas.

O número de ocorrências está, sobretudo, ligado com quedas de árvore (901 intervenções), inundações (494), limpezas de via (334), queda de estruturas (302) e movimentos de massa (60).

“Os distritos mais afectados foram, sobretudo, os do litoral, desde Braga até Setúbal, e depois também no interior Santarém e Viseu em Portalegre”, adiantou o comandante José Costa, da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

Meios no terreno

Nestas operações, estiveram envolvidos 7896 operacionais dos vários agentes da Protecção Civil, apoiados por 2737 meios terrestres.

Segundo o comandante José Costa, a noite e madrugada de hoje foram “bastante mais tranquilas”. “Não tivemos registo de nenhuma ocorrência significativa. De todas essas ocorrências mantém-se só em fase de resolução o aluimento da Estrada Nacional 242 na Nazaré”, acrescentou.

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil accionou na sexta-feira o alerta amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de cinco, devido à meteorologia adversa que vai estar activo até às 23h59 desta segunda-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente precipitação fraca até início da tarde, com o vento a soprar por vezes forte nas terras altas do Centro e Sul, e uma descida de temperatura, em especial da mínima.

Sugerir correcção
Comentar