Protecção de Dados contra entrega a privados da videovigilância na Web Summit

A CNPD relata irregularidades detectadas durante a inspecção ao local e recomenda que essas falhas sejam tidas em conta para prevenir infracções. Empresa privada que instalou o sistema não pode assumir qualquer competência atribuída por lei à Polícia de Segurança Pública.

Foto
Polícia visiona imagens no centro de controlo do sistema de videovigilância da Amadora Nuno Ferreira Santos

A Comissão Nacional de Protecção de Dados avisa que a utilização do equipamento de videovigilância instalado em Lisboa para os quatro dias da Web Summit não garante uma total segurança do sistema nem a integridade do tratamento de dados pessoais por falta de medidas adequadas. Em causa, está também o facto de o sistema montado, para a captura de imagens e sons na zona em volta do pavilhão onde se realiza o evento, estar a cargo de uma empresa privada subcontratada, refere a Protecção de Dados num parecer solicitado pelo Governo. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar