Inundações, queda de árvores, linha da Beira Alta cortada. Mais de 900 ocorrências devido ao mau tempo em Portugal

IPMA colocou 14 distritos sob aviso amarelo. Protecção Civil registou, até este sábado de manhã, 914 ocorrências devido ao mau tempo.

Foto
Porto é uma das cidades mais afectadas pelo mau tempo Nelson Garrido

A Protecção Civil registou "um número significativo” de ocorrências devido ao mau tempo, totalizando 914 desde as 14h de quinta-feira, sendo os distritos Aveiro, Coimbra, Porto e Lisboa os mais afectados. A linha da Beira Alta esteve cortada, este sábado, devido à queda de uma árvore.

A circulação ferroviária na Linha da Beira Alta, que foi interrompida devido à queda de uma árvore de grande porte, já foi “restabelecida”, de acordo com fonte oficial das Infraestruturas de Portugal (IP).

De acordo com a mesma fonte, foi “restabelecida a circulação de comboios entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, após reparação da avaria na catenária”, provocada pela queda de uma árvore de grande porte devido ao mau tempo.

A queda da árvore, provocada pelo mau tempo, ocorreu às 15h17 e, desde essa hora, que a circulação na Linha da Beira Alta tinha sido interrompida.

Catorze concelhos em aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo 14 distritos de Portugal continental e os Açores devido à previsão de chuva forte e agitação marítima.

O aviso de agitação marítima para Portugal continental vigora até às 9h deste sábado e o de precipitação até às 12h, enquanto nos Açores o aviso de chuva forte permanece até às 18h, de acordo com a informação do IPMA.

Os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro estão sob este alerta devido à previsão de agitação marítima, enquanto Évora, Beja, Faro, Castelo Branco, Santarém e as ilhas dos Açores estão sob aviso devido à previsão de chuva forte.

Desde as 14 horas da passada quinta-feira, dia do alerta da Protecção Civil, foram registadas 914 ocorrências relacionadas com a meteorologia adversa, mas não há “registo de danos significativos ou sequer de feridos”, adiantou o comandante.

Segundo o responsável, os distritos mais afectados foram os de litoral, nomeadamente Aveiro, Coimbra, Porto e Lisboa.

Todas estas situações foram resolvidas pelas equipas que foram aos locais e limparam as vias, disse, sublinhando que foram “muitas pequenas ocorrências".

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para uma melhoria significativa das condições meteorológicas durante as próximas horas, mas ainda há “alguns trabalhos a realizar”.

“Há muitas regiões do país”, onde as pessoas vão agora encontrar uma árvore caída na rua ou outra situação causada pelo mau tempo e vão chamar as forças de segurança, disse o responsável à Lusa.

A ANEPC accionou às 18h de sexta-feira o alerta amarelo de prontidão do dispositivo de protecção e socorro em todos os distritos, à excepção de Beja e Faro, devido ao risco de inundações e cheias.

Num “briefing” à comunicação social sobre as previsões meteorológicas e os efeitos expectáveis, Mário Silvestre, adjunto de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), adiantou na sexta-feira que o alerta amarelo (terceiro mais grave de uma escala de cinco) vai estar activo até às 23h59 de segunda-feira.

O IPMA prevê para hoje no continente chuva, por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, com o vento a soprar por vezes forte, com rajadas, no litoral e terras altas, e uma pequena subida de temperatura.

As temperaturas máximas hoje deverão oscilar entre os 17ºC na Guarda e os 25ºC em Sagres.

Sugerir correcção
Comentar