Randi Charno Levine será a nova embaixadora dos EUA em Portugal

A Casa Branca revelou na sexta-feira que Randi Charno Levine vai ocupar o cargo de embaixadora norte-americana em Lisboa.

Foto
FILIPE CASACA/ARQUIVO

A filantropa e diplomata cultural Randi Charno Levine será a nova embaixadora dos Estados Unidos em Portugal, segundo um comunicado publicado na página oficial da Casa Branca, tornando-se a segunda mulher a chefiar a representação diplomática norte-americana em Lisboa.

A “intenção de nomeação” de Randi Charno Levine foi anunciada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, na sexta-feira, juntamente com a de outros nove nomes de responsáveis apontados para diversos “cargos-chave”.

Randi Charno Levine é apresentada pela Casa Branca como “uma defensora das artes e líder da diplomacia cultural”, desempenhando actualmente o cargo de comissária e membro do Comité Executivo para Projectos Especiais na Smithsonian National Portrait Gallery, em Washington.

“Ela ajudou a manter e expandir a colecção permanente do museu, presidiu à gala “Portrait of a Nation” de 2019 e revitalizou seu programa de parceria corporativa”, lê-se no comunicado.

Charno Levine é também curadora no Meridian International Centre, em Washington, onde preside ao “Meridian Center for Cultural Diplomacy”, sendo responsável por “orientar e liderar os seus programas de intercâmbio internacional, desenvolvimento de exposições e parcerias estratégicas e comerciais”.

A futura embaixadora dos EUA em Portugal é ainda curadora do New Museum, na cidade de Nova York, e membro do Artemis Council deste museu, onde “apoiou a diversidade e a igualdade das mulheres nas artes e promoveu diálogos globais durante suas viagens à China, Itália, Peru, Portugal e Turquia”.

Autora publicada, Charno Levine é membro do “Friends of the Costume Institute” do Metropolitan Museum of Art e membro do conselho da FACES do “Comprehensive Epilepsy Center” da Universidade de Nova Iorque, tendo obtido o seu bacharelato em jornalismo na Universidade do Missouri-Columbia.

Depois de Elizabeth Bagley, que entre 1994 e 1997 foi embaixadora dos EUA em Portugal, durante a presidência de Bill Clinton, Randi Charno Levine será a segunda mulher a chefiar a representação diplomática norte-americana em Lisboa.

Levine sucede a George E. Glass, que deixou Lisboa em Janeiro com o fim da presidência de Donald Trump, que o tinha nomeado, tendo desde então a representação norte-americana sido conduzida pela encarregada de negócios Kristin Kane.

Sugerir correcção
Comentar