Sair da Terra e avançar rumo ao Universo

Em 2018, perante o Presidente Xi Jinping e o primeiro-ministro António Costa, foi assinado o memorando sobre a instalação conjunta do Laboratório STARLab, abrindo-se um novo capítulo da cooperação aeroespacial sino-portuguesa.

Desde o lançamento do primeiro satélite artificial, há mais de meio século, os humanos têm realizado atividades espaciais de grande escala. Foram lançados mais de 6000 satélites e vários veículos espaciais. Pousámos na Lua, construímos estações espaciais, e exploramos todos os planetas do sistema solar. A tecnologia espacial alcançou conquistas significativas marcando uma nova era na história da humanidade. Especialmente, o desenvolvimento dos voos espaciais tripulados permite à humanidade libertar-se das restrições atmosféricas e gravitacionais da Terra, e enfrentar diretamente o Universo, expandindo a imensidão dos horizontes e das fronteiras da atividade humana.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários