Museu do Vitral abriu portas no Porto

O Porto tem um novo museu, onde está patente uma selecção das obras do artesão de vitrais João Aquino Antunes.

Foto
Museu do Vitral

Junto à Sé do Porto, na requalificada Casa da Vandoma, agora propriedade da família Antunes, abriram ao público, a 30 de Julho, as portas do Museu do Vitral. O espaço, com vista privilegiada sobre a cidade do Porto, acolhe uma selecção de 46 obras do pintor João Aquino Antunes.

Apesar da curadoria e da exploração do museu estarem a cargo do grupo The Fladgate Partnership, a escolha das obras expostas foi feita pelo próprio artista, “consoante as que ele preferia”, refere João Faria Dias, sobrinho neto e afilhado do artista, porta-voz da família. Fazem parte da exposição obras-primas em vitrais tradicionais, painéis decorativos, instalações de arte abstracta e um caleidoscópio de 400 cores de vidro. Esboços e maquetes também podem ser apreciados num espaço que recria parte do estúdio do artista. 

Museu do Vitral
Museu do Vitral
Museu do Vitral
Museu do Vitral
Museu do Vitral
Museu do Vitral
Fotogaleria
Museu do Vitral

Apesar de o espaço estar, neste momento, inteiramente dedicado às obras de João Aquino Antunes, o porta-voz não descarta a possibilidade de vir a existir “um espaço para exposições temporárias de outros artistas, e de outras artes para além do vitral, como pintura ou escultura”.

O pintor, diplomado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde foi professor de vitral e mosaico durante décadas, começou a sonhar com o Museu do Vitral “há mais de 30 anos - altura em que o mestre Júlio Resende o convenceu de que tinha espólio para tal”, confidencia Faria Dias. Foram necessárias três décadas para o artista, hoje com 82 anos, concretizar o sonho.

Foi um processo muito lento, como revela o afilhado do artista. Apesar da vontade ser antiga, o verdadeiro impulso só ocorreu em 2008, quando João Aquino Antunes enviuvou. “Desorientado com a morte da mulher”, o artesão decidiu avançar com o projecto que se encontrava adormecido, admite o familiar.

O primeiro passo, adianta, foi a busca do espaço ideal. Não foi tarefa fácil. A compra da Casa Vandoma pelo artista só ocorreu em 2014. Imóvel de referência na cidade do Porto, a Casa Vandoma encontra-se inserida no morro da Sé, área nuclear do Centro Histórico do Porto, que integra a lista do Património Mundial da UNESCO. Com esta opção, o museu beneficia de uma localização não só privilegiada, como estratégica, dada a proximidade com a e a estação de São Bento.

Seguiram-se as obras para reabilitar o imóvel e a selecção das peças que integrariam o museu dentro do vasto espólio que se encontrava no antigo Atelier Antunes - o mais antigo de Portugal, fundado em 1906 por Plácido Antunes, avô do artista.

João Aquino Antunes representa a terceira e última geração de Antunes mergulhada no mundo colorido do vitral, uma das formas de pintura artística mais disseminadas desde o Renascimento. Historicamente, os vitrais estão associados ao simbolismo religioso e espiritual. Porém, são também um nobre elemento decorativo em muitos edifícios públicos e privados.

As obras da família Antunes e, como não podia deixar de ser, de João Aquino Antunes, estão presentes em igrejas, obras públicas e particulares pelos quatro cantos do mundo. Na cidade do Porto, onde se situa o museu, a Igreja de Santo Ildefonso, a Igreja dos Congregados, a Livraria Lello e o Hotel Infante Sagres, são alguns dos edifícios que beneficiam dos vitrais assinados pelo atelier Antunes.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar