O Pimba É Nosso, garante o documentário que se estreia este sábado na RTP1

Produção televisiva de três episódios convoca musicólogos e figuras como Herman José ou Lili Caneças para uma reavaliação deste género de música popular.

Foto
Os cantores Ágata e Emanuel em 1997, quando venceram o concurso O Rei da Canção Popular no Coliseu dos Recreios Manuel de Almeida/Lusa

É um movimento em curso na cultura portuguesa: reclamar e reavaliar o pimba, celebrá-lo. Este sábado há mais uma dessas festas, com a estreia na RTP1 da série documental O Pimba É Nosso. O título diz tudo, mas a autora, Diana Nunes, enfatiza que quis “celebrar a nossa música pimba, assumi-la como uma coisa nossa, sem vergonha ou preconceitos só porque é mais popular ou brejeira”. Herman José, Mário Laginha, Ágata, António Victorino de Almeida, Toy, Lili Caneças ou Rosinha passarão pelos três episódios desta produção para explicar “as sugestões gastronomico-sexuais” de Quim Barreiros (um “caso à parte”, segundo o musicólogo Rui Vieira Nery) ou revelar a epifania do pai do pimba, Emanuel, ao ouvir uma concertina. “Soava-me muito bem, soava-me a paraíso”, diz logo no primeiro episódio.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar