Pais voltam a poder entrar nas creches

De acordo com as novas recomendações da DGS, os pais já podem deixar ou ir buscar os filhos às creches ou amas, algo que esteva interdito devido à pandemia.

Foto
PAULO PIMENTA

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) actualizou na quarta-feira a norma com as medidas gerais para creches e amas, no âmbito da pandemia de covid-19. Com esta actualização volta a ser permitida a entrada de pais e encarregados de educação nos estabelecimentos para ir deixar ou buscar os filhos. Até agora, apenas lhes era permitido entregar e recolher as crianças à porta.

Além disso, a DGS também determinou que as crianças podem voltar a levar brinquedos de casa para a creche.

Contudo, a DGS mantém algumas recomendações no que se refere ao distanciamento e uso de máscara facial. “No acesso às instalações do encarregado de educação ou pessoa por ele designado na entrega e recepção da criança ou de outras pessoas devidamente habilitadas (ex. fornecedores de bens e serviços), deverá respeitar-se o distanciamento físico, evitar-se aglomerados e está recomendada a utilização de máscara facial”, lê-se na norma.

A mesma norma sublinha ainda que “deve ser maximizado o distanciamento físico entre as crianças, quando estão em mesas berços e/ou espreguiçadeiras”, e que “as crianças e funcionários devem ser organizados em salas fixas (a cada funcionário deve corresponder apenas um grupo)”.

“No caso das creches em que as crianças não tenham a locomoção adquirida e necessitem de estar em berços, espreguiçadeiras, ou outro equipamento de conforto para o efeito, deverá garantir-se a existência de um equipamento por criança, e esta deverá utilizar sempre o mesmo”, sublinha a mesma norma.

A DGS recomenda ainda “uma boa ventilação dos espaços, preferencialmente ventilação natural, através de abertura de portas ou janelas”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários