Chuva intensa e inundações em meio urbano — o alerta da Protecção Civil para o mau tempo

Mau tempo deve permanecer em Portugal até segunda-feira. Protecção Civil deixa alertas para os riscos para a população.

Foto
Mau tempo em Portugal permanece até segunda-feira Anna Costa

A Protecção Civil emitiu, esta quinta-feira, um aviso à população para condições meteorológicas adversas, devido a previsões de chuva intensa até segunda-feira, com possibilidade de inundações em meio urbano.

Piso rodoviário escorregadio por eventual formação de lençóis de água, inundações em locais historicamente vulneráveis e danos em estruturas montadas ou suspensas, bem como a possibilidade de queda de ramos ou árvores, são algumas das consequências habituais neste quadro, para as quais alertou a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, em comunicado.

O alerta é extensivo a “possíveis acidentes na orla costeira”.

Recomenda-se aos condutores que adoptem uma condução defensiva. De igual modo, deve ser evitado o atravessamento de zonas inundadas “para precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”.

Ter especial cuidado na circulação e permanência junto a zonas arborizadas ou de costa são outros conselhos da Autoridade.

Em zonas rurais vulneráveis a alagamentos e inundações devem ser retiradas as máquinas agrícolas e os animais para lugar seguro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários