Eurekathon desafia estudantes e profissionais a procurar soluções para cidades sustentáveis e inteligentes

A terceira edição da maratona de geração de ideias propõe-se a encontrar soluções para a optimização dos espaços urbanos, recorrendo à ciência de dados. As candidaturas decorrem até 3 de Novembro e há prémios monetários para os vencedores da competição.

Foto
Paulo Pimenta

Procurar soluções inovadoras e criativas para construir cidades mais inteligentes e sustentáveis é o desafio lançado a estudantes e profissionais das áreas de Engenharia, Ciências, Business Analytics e Data Science na terceira edição da Eurekathon. A competição, promovida pela TPLabs, Porto Business School e NOS, vai decorrer entre 12 e 14 Novembro. As inscrições terminam no dia 3.

Este ano, o tema da maratona de geração de ideias é “Challenging Data for Sustainable Cities” e o principal objectivo é “dar resposta às problemáticas urbanas do futuro e melhorar a vida das pessoas”. Os participantes são incentivados a “fazer uma minuciosa análise dos dados disponíveis para apresentarem soluções de optimização dos espaços urbanos, de modo a promover cidades mais inteligentes e mais sustentáveis”.

Segundo o regulamento, podem concorrer estudantes e profissionais, maiores de 18 anos, a título individual ou em grupo, dentro de um número limitado de vagas, sendo a participação realizada em equipas de quatro a seis membros.

A terceira edição da Eurekathon vai acontecer em formato semi-virtual e em quatro etapas: o setup, entre 8 e 11 de Novembro, a competição, entre os dias 12 e 14, a selecção das equipas finalistas, entre 15 e 19, e a partilha da Eureka, no dia 20. Apenas a última etapa será presencial e é na cidade do Porto que os finalistas vão apresentar os projectos sujeitos à avaliação de um júri.

De cinco finalistas, serão apurados os três melhores projectos e a proposta vencedora vai ser implementada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, parceiros sociais desta edição da iniciativa, que vai entregar um total de 3500 euros em prémios. O vencedor da medalha de ouro recebe dois mil euros – dos quais 400 revertem para uma organização não-governamental (ONG), a medalha de prata tem um prémio de mil euros, revertendo 200 para estas instituições sem fins lucrativos, e a medalha de bronze ganha 500 euros, com uma contribuição solidária de 100.

Sugerir correcção
Comentar