Governo designa Gabriel Bernardino para presidente da CMVM

Patrícia Alexandra Martinho Correia da Silva Gonçalves também foi designada para o cargo de vogal da ANACOM.

Foto

O Conselho de Ministros (CM) aprovou esta quarta-feira a designação de Gabriel Bernardino para presidente do conselho de administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A designação acontece depois do parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP) e da audição no Parlamento, cujo relatório foi aprovado por unanimidade.

Gabriel Rodrigo Ribeiro Tavares Bernardino foi convidado para a presidência da CMVM pelo ministro das Finanças, sucedendo a Gabriela Figueiredo Dias, que terminou o mandato em Junho.

Na audição parlamentar, Gabriel Bernardino defendeu que a CMVM “deve pugnar no âmbito europeu por um novo paradigma na transparência e na informação aos consumidores de produtos financeiros”. Isso porque, defendeu, “a realidade actual mostra que a maioria dos consumidores de produtos financeiros não lê ou não tem literacia financeira suficiente para entender a informação disponibilizada”.

“A CMVM pode e deve contribuir para a criação em Portugal de um novo paradigma de poupança de longo prazo, através do mercado de capitais, reforçando a prestação de informação adequada aos investidores e a literacia financeira, por forma a mitigar a tradicional aversão à perda no curto prazo por parte dos cidadãos”, declarou, na sua apresentação aos deputados.

De acordo com informação divulgada recentemente pelo Ministério das Finanças, Gabriel Rodrigo Tavares Bernardino é licenciado em Matemática e mestre em Estatística e Optimização, e iniciou a carreira profissional no Instituto de Seguros de Portugal em 1989, tendo ocupado o cargo de director do Departamento de Desenvolvimento entre 2000 e 2007 e de director-geral de Desenvolvimento e Relações Institucionais entre 2007 e 2010.

O Conselho de Ministros também aprovou a nomeação de Patrícia Alexandra Martinho Correia da Silva Gonçalves para o cargo de vogal da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Sugerir correcção
Comentar