Apenas cinco primeiros-ministros (em 15 eleitos) conseguiram segurar mandatos até ao fim

Cavaco Silva, Guterres, Sócrates, Passos Coelho e António Costa foram os únicos a conseguir estar (pelo menos) quatro anos no cargo de primeiro-ministro. Desta lista, Cavaco foi o único a conseguir levar até ao fim dois mandatos.

Foto
Cavaco Silva foi o único primeiro-ministro a completar dois mandatos CL CARLOS LOPES - PòBLICO

Dos 21 Governos Constitucionais eleitos em Portugal após o 25 de Abril, apenas seis conseguiram completar quatro anos de mandato sem interrupção. Os executivos de Cavaco Silva, Guterres, José Sócrates, Pedro Passos Coelho e António Costa compõem esta lista, sendo que, apenas num destes casos, foi atingido o pleno de governação: Cavaco foi primeiro-ministro de 1985 a 1995, sendo o único a conseguir completar dois mandatos no cargo. Esta contabilização ainda exclui o actual Governo, ameaçado por uma crise política motivada pela reprovação iminente do Orçamento do Estado para 2022. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários