O centro tem de continuar a resistir

Veio do outro lado do Atlântico a frase breve que talvez melhor define Angela Merkel e o seu legado: “Thanks to you, the centre has held through many storms”.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. Era a última cimeira de Angela Merkel. Os seus pares europeus não pouparam nas palavras e nos gestos para significar o seu agradecimento e a sua admiração por 16 anos e 107 Conselhos Europeus em que, praticamente desde o primeiro dia, a sua influência foi decisiva. Quase sempre em favor do compromisso e, portanto, a bem da Europa. Deixa um vazio enorme, não tanto pelas políticas que defendeu, que nem sempre foram as melhores para o conjunto, mas pela sua forma particular de exercer a liderança e a política – consensual, na medida do possível, esclarecida, aberta à discussão e ao compromisso, dispensando os grandes gestos ou as grandes tiradas destinadas a emocionar a plateia, desprezando com um sorriso nos lábios as vaidades dos que a rodeavam, na sua maioria homens.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários