Fim das moratórias. “Como é que vamos pagar este futuro?”

Em Outubro, muitas famílias portuguesas tiveram de retomar o pagamento da prestação da casa e de outros créditos. A moratória criada pelo Estado, que permitiu a centenas de milhares de pessoas suspenderem o pagamento de capital e juros, chegou ao fim a 30 de Setembro. Um balão de oxigénio que se esgotou. Falámos com quatro pessoas que pediram moratórias.

Foto

Quando Sílvia foi contactada para usufruir das moratórias, um instrumento que permitiu aos consumidores suspenderem o pagamento das prestações mensais dos seus contratos de crédito por causa da pandemia de covid-19, ficou “radiante”. “Fartei-me de chorar aqui em casa e agradeci muito. Não sei o que teria sido a minha vida. Era uma tristeza pensar que ia ter de entregar a casa...”, conta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários