Salário de 700 euros leva técnicos do INEM a abandonar profissão e esse é um motivo para a greve desta sexta-feira

A revisão da carreira e a melhoria dos equipamentos e das condições de trabalho estão na origem do protesto que juntou à paralisação de 24 horas uma manifestação frente às instalações do INEM em Lisboa.

Foto
Sindicato dos técnicos de emergência quer respostas do Ministério da Saúde Nuno Ferreira Santos

Os baixos salários e as “deprimentes condições de trabalho” têm resultado numa taxa de abandono que cresce sem que o INEM responda ou o Ministério da Saúde “assuma a responsabilidade tutelar do INEM”.

O contexto, descrito por Rui Lázaro, que preside ao Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, está na origem da greve desta sexta-feira que deixa o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) com os 80% da actividade garantida pelos serviços mínimos durante 24 horas. O técnico de emergência pré-hospitalar fala em “condições deprimentes” para trabalhadores e utentes. 

Dos mais de 1500 funcionários do INEM, 900 são técnicos, explica. Em dia de greve, “com uma adesão elevada”, acrescenta, a actividade está garantida em 80% com 720 destes profissionais a assegurarem os serviços mínimos.

A greve começou à meia-noite de sexta-feira e termina 24 horas depois. “Vai haver demora nas respostas às chamadas de emergência, esperamos atrasos no socorro” às pessoas, diz.

Já o INEM diz que a adesão à greve era de 32%, ao meio-dia, “não se verificando perturbações significativas no funcionamento do sistema integrado de emergência médica”. Em respostas por email, o gabinete de comunicação do INEM disse ainda “assegurar que a actividade de assistência médica pré-hospitalar está garantida a todos os cidadãos que dela necessitarem”.

Urgência da situação

A greve foi a forma de demonstrar a urgência da situação dos próprios técnicos: os salários dos trabalhadores, que não assumem cargos de chefia, rondam os 700 euros brutos, num trabalho, sob pressão, que é preciso garantir 24 horas por dia, 365 dias por ano, em qualquer circunstância, diz Rui Lázaro. Os cerca de 900 técnicos têm duas funções e alternam entre o atendimento das chamadas de emergência e a prestação do socorro na rua.

Seja qual for a função, continua o líder do sindicato, é preciso ter técnicos de emergência pré-hospitalar com melhores condições de trabalho, e garantias de que os equipamentos serão renovados e a “envelhecida frota de ambulâncias” substituída e com viaturas mais bem apetrechadas.

Rui Lázaro alega que nada disto tem merecido a atenção devida, o que levou a taxa de abandono a ultrapassar os 30%. “Nos últimos três anos o INEM contratou mais de 300 trabalhadores e, no mesmo período, mais de 300 despediram-se”, disse Rui Lázaro por telefone, no fim da concentração de quase duas horas que reuniu entre 60 a 70 trabalhadores frente às instalações do INEM, em Lisboa

Quem protesta exige que se concretiza aquilo que foi acordado a 1 de Julho numa reunião com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales. “Nessa reunião foram assumidos compromissos relativamente à revisão da carreira [dos técnicos] e a um investimento na melhoria dos equipamentos, sem o qual as condições de trabalho não podem melhorar.”

INEM promete “equilíbrios"

A carreira especial de técnico especializado de emergência pré-hospitalar prevê a aquisição de novas competências que assenta num modelo de formação de “elevada complexidade”, contrapõe o INEM. Nas respostas enviadas ao início da tarde, o gabinete de comunicação afirma que “o INEM vai continuar a trabalhar para optimizar a formação destes profissionais, procurando sempre o equilíbrio entre o desenvolvimento desta carreira e a necessidade de assegurar o funcionamento dos meios de emergência médica pré-hospitalar”.

A revisão das carreiras “não acontece de um dia para o outro”, admite Rui Lázaro, mas o mesmo não se pode dizer da aquisição dos monitores. “Isso pode resolver-se rapidamente”, insiste, e é um exemplo do que “pode fazer a diferença para salvar uma vida”, conclui.

Um caso, entre outros, ilustra o que diz o presidente do sindicato: “O INEM demorou seis anos a abrir concursos para substituir os monitores electrocardiógrafos, retirados em 2016 das ambulâncias para serem substituídos.” 

“Só depois da nossa manifestação de Abril deste ano, foi aberto o concurso” para aquisição desses monitores, diz, antes de explicar que estes aparelhos permitem realizar electrocardiogramas no local onde a pessoa é socorrida, o que ajuda a ter um diagnóstico precoce nalgumas situações e iniciar o tratamento ainda antes de a ambulância chegar ao hospital.

Confrontado com a alegada falta de equipamentos, o INEM disse que “vai receber, brevemente, 45 novas ambulâncias que vão igualmente permitir a melhoria das condições de trabalho” e informa que acabou de concluir um investimento superior a 600 mil euros na “aquisição de 60 monitores de sinais vitais” para assim “equipar as ambulâncias” do INEM. 

Também contactado pelo PÚBLICO, o Ministério da Saúde não respondeu até à hora de publicação desta notícia.

Notícia actualizada às 16h25 com as respostas do gabinete de comunicação do INEM 

Sugerir correcção
Ler 8 comentários