França vai dar “cheque-combustível” de 100 euros a quem recebe menos de 2000 euros

Trata-se de “uma resposta excepcional para uma situação excepcional”, diz o primeiro-ministro.

Foto
Governo francês quer atenuar efeitos da escalada dos preços dos combustíveis Reuters/ERIC GAILLARD

França vai dar a partir de Dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo e da gasolina.

A medida, que abrange trabalhadores dependentes e independentes, desempregados à procura de emprego e reformados, foi esta quinta-feira anunciada pelo primeiro-ministro. Em declarações transmitidas na cadeia de televisão TF1, Jean Castex disse tratar-se de “uma resposta excepcional para uma situação excepcional”.

O apoio financeiro será concedido uma única vez e surge após um crescente descontentamento público com a crise energética global, quando as famílias ainda estão a recuperar dos efeitos económicos da pandemia.

Em Setembro, o Governo francês prometeu uma assistência financeira de 100 euros para cerca de seis milhões de famílias de baixos rendimentos para as ajudar a pagar as facturas da electricidade. O ministro das Finanças francês admitiu, esta segunda-feira, avançar com vales de desconto para as famílias com baixos rendimentos para fazer face à subida dos preços dos combustíveis.

Castex anunciou que o congelamento dos preços do gás natural se manterá até ao fim do próximo ano. A questão dos combustíveis é particularmente sensível em França depois do aparecimento do movimento “Coletes Amarelos”, que em 2018 começou por protestar contra o aumento dos impostos sobre os combustíveis.

Rapidamente, a contestação transformou-se num protesto geral contra a injustiça económica, que resultou em manifestações semanais, por vezes violentas.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários