Dinossauros andavam em manadas há 190 milhões de anos

Paleontólogos sugerem na revista Scientific Reports que dinossauros com aproximadamente 190 milhões de anos já se agrupavam por idade e tamanho.

Foto
Ilustração artística de um grupo de dinossauros Mussaurus patagonicus Jorge Gonzalez

Em plena Patagónia, uma equipa de cientistas encontrou um grupo bem diverso de fósseis de dinossauros com aproximadamente 190 milhões de anos – tanto havia ovos como esqueletos de juvenis e até de adultos. Numa análise a esse conjunto, acabou por se desvendar que os fósseis estavam agrupados por idade. Sugere-se então na última edição da revista Scientific Reports: essa organização indica-nos que esses dinossauros já andavam em manada com uma certa estrutura social. Ao terem 190 milhões de anos, significa que o comportamento em grupo começou nos dinossauros 40 milhões de anos antes do que se julgava.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários