Como algumas dietas podem afectar (ou não) a redução do crescimento de tumores

Experiências em ratinhos mostram que uma dieta de restrição calórica pode abrandar o crescimento de um tumor. Contudo, ainda não foram feitos testes em humanos e, por enquanto, não é possível recomendar a dieta certa a doentes com cancro, considera a própria equipa que desenvolveu o estudo.

Foto
Equipa analisou com baixos valores glicémicos em ratinhos com cancro do pâncreas Rui Gaudêncio

Muitos doentes com cancro fazem esta pergunta ao oncologista Matthew Vander Heiden: quais podem ser os benefícios de diferentes dietas na evolução da sua doença? Contudo, apesar de já existirem alguns estudos sobre isso, o médico não consegue dar uma resposta definitiva porque ainda não há provas científicas suficientes. Agora, num estudo feito em ratinhos publicado na revista Nature e em que aquele médico participou, surgem mais algumas pistas: uma dieta de restrição calórica pode conter o crescimento de tumores. Mesmo assim, como esta investigação só foi feita em roedores, o oncologista continua cauteloso e diz que ainda não é possível recomendar a dieta certa a doentes com cancro. Para si, esta é uma indicação para se continuar a investigar como se podem combinar certas dietas com medicamentos. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários