Excerto do primeiro capítulo de Encruzilhadas, o novo romance de Jonathan Franzen

Chegou às livrarias portuguesas Encruzilhadas, o novo romance do autor de Correcções, numa edição da Dom Quixote. É o primeiro volume de uma trilogia a que o escritor norte-americano Jonathan Franzen deu o nome de A Key to All Mythologies, embora a leitura do romance funcione individualmente.

Foto
Jonathan Franzen Miguel Manso

O céu, entrecortado pelos carvalhos e ulmeiros despidos de New Prospect, estava repleto de expectativas de humi­dade, com um par de sistemas frontais a entrechocarem‑se para originar um Natal branco, quando Russ Hildebrandt fazia na sua carrinha Plymouth Fury a ronda matinal pelos lares de paroquianos acamados e senis. Uma determinada pessoa, Mrs. Frances Cottrell, membro da igreja, tinha‑se oferecido para o ajudar nessa tarde a levar brinquedos e enlatados à Comunidade de Deus, e embora ele soubesse que só como seu pastor tinha o direito de rejubilar com esse ato de livre arbítrio, não poderia pedir melhor presente de Natal do que quatro horas a sós com ela.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar