Governo cria na Cultura subsídio “similar ao do desemprego”

Governo facilita acesso ao subsídio por suspensão da actividade cultural.

Foto
Ministra da Cultura, Graça Fonseca nuno ferreira santos

Para ter direito ao novo subsídio dirigido ao sector da Cultura, e que a ministra Graça Fonseca considerou “similar ao subsídio de desemprego”, o profissional desta área terá de estar um mês sem actividade, e não três, como previa a proposta de Estatuto aprovada em Abril passado em Conselho de Ministros.

A ministra sublinhou que o período de consulta pública e o diálogo mantido com o sector nestes últimos meses conduzira a “alterações muito relevantes”, e esta parece ser a mais significativa. O subsídio terá o valor mínimo de um IAS (Indexante dos Apoios Sociais), ou seja, 438,81 euros, e não pode ultrapassar 2,5 IAS, correspondentes a 1097,03 euros).

O acesso ao subsídio implica ainda 180 dias de prestação de actividade, o chamado prazo de garantia, mas o diploma prevê que o valor do recibo possa ser convertido para este efeito em dias de trabalho. E mantém uma taxa de conversão que equipara 1097,03 euros a 30 dias, medida muito criticada pelo sector, que argumenta que o vencimento médio mensal na Cultura está muito abaixo desse valor.

Graça Fonseca considerou que a aprovação do Estatuto do Profissional da Cultura é “um dia histórico para o sector, alargando a protecção social e combatendo a precariedade e os recibos verdes. Mas o sindicato Cena/STE, num comunicado divulgado esta manhã, antecipando-se à apresentação da ministra, afirmou que a aprovação do diploma “mais parece um estratagema para mascarar a irrelevância do peso orçamental proposto para o sector”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários