O amor romântico em cinco séries imperdíveis

As relações humanas são complexas. Mais ainda quando se trata de ligações amorosas que, por regra, estão naturalmente sob maior pressão. Nenhuma, por mais estável ou equilibrada, está imune a momentos de crise. Estas séries mostram a sua beleza mas também alguns dos seus piores momentos.

tv,ipsilon,televisao,lazer,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
This is Us
tv,ipsilon,televisao,lazer,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
State of the Union
tv,ipsilon,televisao,lazer,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Scenes from a Marriage
tv,ipsilon,televisao,lazer,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Modern Love
,Love on the Spectrum - 2ª temporada
Fotogaleria
Amor no Espectro

This is Us

Fox Life e Prime Video
Incontornável quando o assunto é amor, esta é uma história dramática cuja receita foi escrupulosamente concebida para fazer rir e chorar (muito), numa acção que se vai desdobrando em épocas diferentes das vidas dos Pearson. A família é composta por Jack e Rebecca, um casal unido por um grande amor, e os três filhos de ambos: Kate, Kevin e Randall. Já adultos, acompanhados de perto pela mãe e constantemente assombrados pelas saudades do falecido pai, os três irmãos vão revelando as angústias e alegrias passadas e algumas das circunstâncias que os fizeram ser quem são. O enorme êxito de This is Us, para além de um argumento comovente e das extraordinárias actuações do elenco, deveu-se ao facto de conseguir acrescentar aos problemas do quotidiano temas como alcoolismo, obesidade, racismo, adopção e as várias dificuldades da vida conjugal. A série foi criada em 2016, por Dan Fogelman, para a NBC, e as personagens foram entregues a Milo Ventimiglia, Mandy Moore, Sterling K. Brown, Chrissy Metz, Justin Hartley, Susan Kelechi Watson, Chris Sullivan e Ron Cephas Jones. Pelo seu desempenho como Randall, o actor Sterling K. Brown recebeu um Emmy, um Globo de Ouro, um Screen Actors Guild Award, um Critics’ Choice Award e um NAACP Image Award. Com um sem-número de nomeações, a série soma mais de três dezenas de vitórias nas diversas categorias dos Emmys e Globos de Ouro.

State of the Union

HBO
Dez episódios de aproximadamente dez minutos que equivalem a dez semanas de terapia de um casal em crise. Louise e Tom, com o casamento à beira do fim, recorrem à terapia conjugal num último esforço de salvar a relação. Todas as semanas, antes de cada sessão, encontram-se num café ao lado do consultório onde, inevitavelmente, as suas conversas giram em torno dos graves problemas de comunicação que quase os levaram à ruptura. Entre uma cerveja e um copo de vinho, vamos acompanhando as suas angústias, ressentimentos, tristezas – e também vários desvarios sobre a vida dos casais que vão saindo das consultas anteriores à sua. Criada por Nick Hornby, esta comédia sobre as dificuldades de um casamento conta com um dueto de peso: os ingleses Rosamund Pike e Chris O'Dowd.

Scenes from a Marriage

HBO
Em 1973, o mestre sueco Ingmar Bergman fez Cenas da Vida Conjugal, uma série de seis episódios que depois condensaria em filme e que ao longo de quase cinco horas fazia a autópsia da implosão de um casamento, espelhando assumidamente parte da sua relação com a actriz Liv Ullman. Ullman encarnaria o papel da advogada Marianne e Erland Josephson o de professor universitário de Psicologia cuja infidelidade e carreira geraram alguns dos desencontros da relação. Décadas depois, esta mini-série de cinco episódios, criada e escrita por Hagai Levi para a HBO e protagonizada por Oscar Isaac e Jessica Chastain (ambos já tinham formado um casal em Um Ano Muito Violento, de 2014), faz uma adaptação actualizada da mesma situação de crise conjugal. Hagai Levi é israelita, tem 58 anos e trabalhou em séries como Terapia, Our Boys ou The Affair, tendo créditos de co-criador nas duas últimas. Todas são enfaticamente séries de conversação. “Sou completamente obcecado com o que acontece quando duas pessoas se sentam e estão a falar  – é a coisa mais interessante na minha vida, no meu trabalho. É por isso que Cenas da Vida Conjugal é o trabalho mais influente em tudo o que vi e faço. Duas pessoas a falar durante uma hora: podemos ver quão longe conseguimos ir. É chocante, inspirador”, acrescenta. “Se Bergman queria dizer algo sobre o preço do casamento era dizer que o casamento nos mata. Eu quero falar do preço da separação. Se eu quero que algo aconteça [com esta série] é que a insustentável leveza da separação e do divórcio seja reconsiderada”. JAC

Modern Love

Prime Video
Inspirado em casos reais retratados na coluna semanal publicada no New York Times, e também transformados num podcast, Modern Love é uma antologia de histórias sobre variantes do amor e das relações humanas. Cada episódio, de aproximadamente meia-hora, tem como cenário a cidade de Nova Iorque e conta com o seu próprio enredo e protagonistas. Falam sobre amizade, casamento, amores perdidos, crises profundas ou reencontros inesperados de quem se perdeu no passado. Todas têm em comum as alegrias e tristezas inevitavelmente associadas a quem se entrega de alma e coração. Com duas temporadas disponíveis, esta série foi desenvolvida por John Carney e conta com a participação de um invejável leque de actores. Entre eles, estão Dev Patel (nomeado para o Emmy), Anne Hathaway, Tina Fey, Andy García, Catherine Keener, Julia Garner, Ed Sheeran, Minnie Driver, Kit Harington, John Slattery ou Miranda Richardson.  

Amor no Espectro

Netflix
Esta mini-série documental em formato de reality-show tem já duas temporadas disponíveis na Netflix e coloca o espectador entre um sorriso rasgado e lágrimas de emoção. Aqui, segue-se um grupo de jovens adultos, todos dentro do espectro do autismo, determinados a encontrar as suas almas gémeas. Apesar de conscientes dos desafios de um envolvimento romântico devido a algumas lacunas em termos de competências sociais, eles estão convictos de que ter um companheiro a seu lado lhes trará mais felicidade. A ajudá-los nesta aventura, está uma equipa de especialistas que lhes propõem conhecer pessoas com os mesmos interesses e lhes vai dando dicas práticas de socialização para os primeiros encontros. Pelo caminho, acompanhamos as suas vidas, as suas personalidades, os seus amigos e familiares e as dificuldades com que constantemente se deparam pelo simples facto de serem diferentes. Produzida pela Northern Pictures para a emissora ABC (Australian Broadcasting Corporation), Amor no Espectro debruça-se sobre a necessidade humana de ligações profundas. Com jovens carismáticos, sinceros e de coração aberto, é também uma celebração da vida e da diferença.

Sugerir correcção
Comentar