Peças de madeira sugerem uma data para a presença inicial dos vikings na América

Equipa de cientistas conclui que os europeus já estavam na América em 1021. Até agora, esta é a data com provas científicas mais sólidas para a presença dos vikings no continente americano.

Reconstituição de uma construção viking em L'Anse aux Meadows Glenn Nagel

Não havia grandes dúvidas de que três peças de madeira encontradas na Terra Nova, no Canadá, tivessem pertencido a vikings. Mas em que ano foram feitos esses fragmentos? Esta não é uma pergunta em vão – afinal, permite-nos recuar no tempo e vislumbrar os vikings no continente americano. Uma equipa internacional de investigadores responde agora a esta questão num artigo científico na revista Nature: essas peças terão sido feitas em 1021, o que quer dizer que os vikings já estavam presentes na América há 1000 anos. Até agora, esta é a data mais segura para a presença inicial dos vikings – e, portanto, de europeus – no continente americano.