Rio considerou ter “obrigação” de avançar e acredita que maioria dos militantes são livres

“A maioria [dos militantes] não entenderia e, de certa forma, exige-me, com alguma razão, que esteja disponível para esse lugar”, afirma o líder social-democrata.

Foto
Presidente do PSD afirma que tinha a "obrigação" de se recandidatar à presidência do partido FERNANDO VELUDO/LUSA

O presidente do PSD justificou esta quarta-feira a decisão de recandidatura pela “obrigação” de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal, manifestando-se convicto de que a maioria dos militantes “são homens e mulheres livres”.

No final de uma audiência com o Comité Olímpico de Portugal, na sede nacional do PSD, Rui Rio foi questionado sobre as razões da sua recandidatura, anunciada na terça-feira, em comunicado, dizendo que lhe é “completamente indiferente” a avaliação de quem pode estar ou não em vantagem neste momento.

“Isto tem a ver com as convicções e com aquilo que é a minha obrigação. Tenho obrigação ou não tenho obrigação? Tenho obrigação de olhar para a minha vida pessoal e para o que acarreta o esforço pessoal desta função e da candidatura a primeiro-ministro ou colocar em primeiro lugar, não a vida pessoal, mas o país e o partido”, explicou.

Na sua ponderação de factores, o presidente do PSD chegou à conclusão de que “não era facilmente entendível pelos portugueses e pelos militantes” que dissesse “chega”. “A maioria não entenderia e, de certa forma, exige-me, com alguma razão, que esteja disponível para esse lugar”, justificou.

Questionado sobre uma alegada vantagem do outro candidato já assumido, o eurodeputado Paulo Rangel, em termos de apoios de estruturas, Rio desvalorizou essas contas.

“Quem vai decidir é o militante. Cada militante lá pensará e dirá gosto mais do A, gosto mais do B, gosto mais do C. Haverá alguns que não sabem e dirão ‘diz-me lá em quem votas’, mas a maioria são homens e mulheres livres que irão votar em função do que é melhor para o país e não em quem os mandam”, afirmou.

O presidente do PSD não adiantou ainda onde e quando fará a apresentação da sua candidatura, deixando a entender que será no final da semana e fora de Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar