Sete cidades do Norte juntam-se para antecipar a neutralidade carbónica

CEIIA desafiou Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo a ir a jogo à chamada da Comissão Europeia, que quer apoiar a redução de emissões em cem cidades.

Foto
Mobilidade é um dos sectores com maior potencial de descarbonização Nelson Garrido

Uma coligação de sete municípios portugueses, em cooperação com o centro de engenharia e investigação CEIIA, está a preparar uma candidatura à Missão Climate Neutral & Smart Cities, com a qual a Comissão Europeia quer acelerar as metas de neutralidade carbónica de 100 cidades da UE. Segundo Catarina Selada, do CEIIA, para além de Matosinhos, com a qual esta organização tem vindo já a trabalhar no plano da transição energética e da mobilidade sustentável, a propositura a entregar ainda este ano poderá ser subscrita por Porto, Gaia, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Viana do Castelo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 34 comentários