FIFA espera acordo para calendário do futebol até 20 de Dezembro

Gianni Infantino apela a que prevaleçam as “motivações desportivas sobre as financeiras”.

Foto
Reuters/LEONARDO FERNANDEZ VILORIA

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, está confiante em que se consiga chegar até 20 de Dezembro a um acordo para o novo calendário internacional do futebol, em cujo debate devem prevalecer as “motivações desportivas sobre as financeiras”.

No final da reunião desta quarta-feira do conselho da FIFA, Infantino reforçou a ideia de que se poderá “fazer algo para o bem comum do futebol”, apesar de este ser “um debate bastante acalorado”.

“Estamos a actuar de boa-fé, entendemos que pode haver opiniões divergentes, que isto desperta paixões, mas estou convencido de que a 20 de Dezembro podemos apresentar uma solução. Vamos mudar alguma coisa se estivermos convencidos de que pode beneficiar todos”, disse ainda.

Infantino referiu que o conselho decidiu convocar uma cimeira para 20 de Dezembro para discutir o novo calendário internacional a partir de 2023, em que um dos pontos polémicos é a passagem do Mundial para bienal.

“Temos de ver se podemos organizar mais competições com sentido para os adeptos, sem acrescentar datas às que já temos, e devemos ser guiados pelas motivações desportivas, não as financeiras. Teremos de falar também de receitas para o mundo do futebol, mas antes temos de fazer o que é correcto para o futebol”, destacou Infantino.

Segundo o dirigente, a FIFA “está a encarar a sua responsabilidade” e o mundo do futebol tem uma ocasião de melhorar. “Estamos a falar do futuro para que os nossos filhos continuem apaixonados por este jogo. Quando todos se ouvirem, deveremos alcançar uma conclusão para o futuro”, acrescentou.

“A decisão não é minha, estou aqui para facilitar o debate, para que haja mudanças com benefício para todos. Se cooperarmos, vamos encontrar soluções positivas. A mudança é sempre difícil e cada um tem os seus próprios interesses, por isso faço um apelo para que todos mantenham a calma, sejamos racionais e razoáveis, para uma posição conjunta a 20 de Dezembro”, destacou Infantino.

A reunião do conselho do organismo permitiu também decidir que a data do congresso da FIFA será 31 de Março do próximo ano, em Doha, antes do sorteio do Mundial do Qatar2022.

Para o Mundial feminino de 2023, uma organização conjunta da Austrália e Nova Zelândia, já há datas: será de 20 de Julho a 20 de Agosto, com “play-off” final de acesso a 13 e 23 de Fevereiro.

Sugerir correcção
Comentar