Já foi certificado o Caminho Português de Santiago Interior

São 214 quilómetros através de oito municípios. O plano de gestão prevê a adaptação da sinalização existente e o desenvolvimento de uma rede de pontos de abastecimento de água potável.

Foto
Nelson Garrido

Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves. O Caminho Português de Santiago Interior, que contempla uma extensão de 214 km e atravessa oito municípios, foi certificado através de uma portaria assinada pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, no âmbito de um trabalho integrado de reconhecimento e preservação do património cultural e natural associado ao Caminho de Santiago.

A definição do itinerário é apoiada em estudos publicados, trabalho de campo e pesquisa documental, o que inclui levantamentos do património cultural material e imaterial associado à peregrinação e culto jacobeu, onde se destacam as 24 igrejas ou capelas com orago São Tiago e os cinco albergues e hospitais históricos.

A partir de agora, será posto em prática um plano de gestão que prevê por exemplo a adaptação da sinalização existente e o desenvolvimento de uma rede de pontos de abastecimento de água potável.

Foto
Nelson Garrido

“Os Caminhos de Santiago são de uma grande importância pois contribuem para a diversificação da nossa oferta turística e ajudam a desenvolver a actividade do turismo ao longo de todo o ano e por todo o território nacional, dois objectivos estratégicos que temos inscritos na nossa ET 2027. Seguimos, por isso, com muito empenho, a certificação deste segundo itinerário do Caminho Português de Santiago, aos quais esperamos que outros se juntem a breve prazo”, aponta em comunicado a Secretária de Estado do Turismo.

Para a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, “este trabalho vem, uma vez mais, demonstrar o lugar cimeiro do património cultural, reflexo da nossa história na sua dimensão de encontro, diálogo e diversidade e, simultaneamente, rica em cooperação no interior do território e no que projecta para o mundo e, em particular, para a experiência do património europeu”.

Este é o segundo Caminho certificado, depois do Caminho Português de Santiago Central – Alentejo e Ribatejo, num processo que se iniciou em 2019 e cujo objectivo é a certificação dos itinerários que constituem o Caminho de Santiago em território nacional.

Sugerir correcção
Comentar