Isto vai custar-lhe a ouvir: está a perder os melhores momentos da sua vida

Numa reunião ou à mesa com os seus familiares, não haverá nada mais frustrante do que não conseguir acompanhar a conversa, perder informação. De súbito, parece que o mundo deixou de ter som e preferimos fingir e disfarçar a admitir que estamos a deixar de ouvir. Mas devemos mesmo permitir que a perda auditiva nos roube o melhor da vida?

Foto

Começa sem darmos conta: de repente, numa conversa entre amigos, perdemos o início de uma frase, e depois o fim de outra. Em casa, a televisão parece estar sempre no volume mais baixo – apesar de o resto da família insistir que se ouve perfeitamente bem. Entretanto, deixamos de perceber o que nos dizem à primeira (especialmente ao telefone) e a pedir constantemente “pode repetir, por favor?”. Pode custar a ouvir, mas se se identifica com alguma destas situações, a sua audição está em risco – e com isso, também a sua qualidade de vida.

De facto, apesar da perda auditiva estar associada ao avançar da idade, esta é gradual e inicia-se mais cedo do que imaginamos, principalmente se não cuidarmos da nossa saúde auditiva. Aliás, a maior fatia da população com perda auditiva não tratada ou identificada é a faixa etária entre os 40 e os 59 anos.

Cuidados para uma melhor saúde auditiva

Então o que devemos fazer para preservar ao máximo a nossa audição? Sabendo que a exposição contínua e repetida a ruídos elevados pode prejudicar a saúde auditiva:
- Procure evitar ruído excessivo;
- Utilize protectores auditivos sempre que estiver próximo de fontes de ruído;
- Esteja atento aos seus ouvidos: ouvir zumbidos, por exemplo, pode ser sintoma de perda de audição.

Existem ainda alguns exercícios que pode fazer para melhorar a audição e evitar a perda auditiva prematura. Por exemplo, praticar a identificação de sons: num lugar tranquilo, de olhos fechados, procure identificar a origem de todos os sons em seu redor. Esta é uma forma de testar o reconhecimento de sons e manter a sua audição activa.

Foto

Pode ainda trabalhar o foco da sua audição em lugares ruidosos, mantendo a atenção numa conversa num lugar com muito ruído. Outros cuidados básicos consistem em evitar usar auscultadores ou auriculares no volume máximo; praticar exercício físico para reforçar o sistema cardiovascular e o funcionamento de órgãos e tecidos que envolvem o sistema auditivo; evitar o uso de cotonetes na parte interior do ouvido e manter uma alimentação equilibrada: há alimentos que têm impacto na qualidade da sua audição, como frutas, alimentos ricos em ómega-3, oleaginosas e vegetais de folhas verde-escuras.

Os benefícios de um aparelho auditivo

Mas a forma mais simples e prática de melhorar a sua saúde auditiva, quando já se sente à parte das conversas, é através da utilização de um aparelho auditivo. E numa altura em que existem soluções discretas e elegantes, não há razão para prescindir do que será a forma mais fácil e imediata de recuperar a sua qualidade de vida.

Devolvendo à pessoa com perda auditiva a capacidade de ouvir de forma natural e discreta, o aparelho auditivo pode significar o regresso em pleno à vida social e profissional, sem a frustração de outrora. Em última instância, a perda auditiva pode levar à depressão, já que quem deixa de ouvir tende a isolar-se por não conseguir acompanhar conversas e desfrutar ao máximo dos momentos mais especiais. O aparelho auditivo é, assim, a solução para voltar a aproveitar a vida ao máximo, sem constrangimentos.

Conheça o novo Widex Moment

E se antigamente os utilizadores de aparelhos auditivos se queixavam de desconforto e sons fortes, actualmente existe uma solução tão natural que se esquece que o está a usar: chama-se Widex Moment e é o novo aparelho auditivo da Widex Especialistas em Audição, presentes em Portugal desde 1987.

Através de inteligência artificial, o novo Widex Moment adapta-se automaticamente a diferentes ambientes sonoros, sem desconforto para o utilizador. É fácil de usar, sendo possível controlar todas as funcionalidades através de uma app para smartphone: permite definir as suas preferências de escuta, por exemplo. Tem também a vantagem de ser um modelo recarregável, com 20 horas de autonomia, dispensando assim a troca de pilhas. 

E a característica que convence todos aqueles que precisam de aparelho auditivo mas têm vergonha: o Widex Moment é discreto e elegante, de tal forma que ninguém repara que o está a usar. Existem modelos intra-auriculares e atrás da orelha, mas todos beneficiam de um design simples e minimalista, para que não lhe custe a confiança e auto-estima na vida profissional ou pessoal.

Para saber qual o modelo mais adequado para si, aconselha-se a marcar uma consulta de avaliação e aconselhamento gratuito com a Widex Especialistas em Audição, que tem Centros Auditivos por todo o país.

Conhecer as opções disponíveis e tomar acção quando a perda auditiva deixa de ser uma suspeita para passar a ser uma certeza é fundamental para desfrutar dos seus dias, ao máximo, como merece.

Sugerir correcção
Comentar