Livros

Waterproof: a Austrália numa prancha de surf, desde 1858

Tasmânia, 2014 Stu Gibson
Fotogaleria
Tasmânia, 2014 Stu Gibson

Waterproof é um livro de fotografia de surf pouco complexado com a marca da prancha ou a qualidade da máquina fotográfica. Como na verdadeira cultura do surf na Austrália, no retrato que começa em 1858 só importam as boas ondas. 

Assinado pelo escritor e fotógrafo John Ogden, com prefácio de Tom Carroll, o livro surfa pelos melhores momentos apanhados por fotógrafos australianos que ajudaram a documentar, alguns deles também em cima de pranchas, o boom do desporto do século XX até à cena contemporânea

A antologia acompanha também o consequente crescimento de número de fotógrafos de surf, que trouxe imagens cada vez mais sensacionais, mas também uma cada vez maior massa de lixo, à medida que as câmaras se incendeiam em disparos de metralhadora para serem editados mais tarde”. “O scroll rápido por imagens, e menos trabalho de arquivo, significa que começa a haver menos fotografias 'icónicas'”, escreve Oggy, como também é conhecido.

Ogden foi correspondente da conhecida revista de surf Tracks, durante os anos 1970, quando poucos tinham a destreza e o equipamento necessários para entrarem na água — ou pelo menos fotografarem quem entrava. Neste livro, o fotógrafo propôs-se a olhar de fora para todos eles. 

Dee Why Point, 1960s
Dee Why Point, 1960s Ron Perrott
Russell Bierke, 2016
Russell Bierke, 2016 Leroy Bellet
Sessão fotográfica de fatos de banho com as pranchas do clube de surf Manly Life Saving Club, 1940s
Sessão fotográfica de fatos de banho com as pranchas do clube de surf Manly Life Saving Club, 1940s Ray Leighton/Cortesia de Betty Leighton
Moratai
Moratai Jason Childs
Fotografia da série <i>Inner Atlas</i>
Fotografia da série Inner Atlas Trent Mitchell
Shipstern Bluff,  2020
Shipstern Bluff, 2020 Stu Gibson
Foto da capa do livro <i>Waterproof</i>, com ‘Rich’ Richards 
Foto da capa do livro Waterproof, com ‘Rich’ Richards