Identifica-se mais como asiático, branco, cigano, negro? INE começa a perguntar dia 18 de Outubro

Inquérito-piloto às Condições, Origens e Trajectórias da População ao qual o PÚBLICO teve acesso vai começar a ser aplicado na segunda-feira nos municípios de Cascais, Lisboa, Loures, Sintra, Amadora, Odivelas e Seixal.

Foto
Clay Banks / Unsplash

São questões que há muito alguns sociólogos, responsáveis por políticas públicas, activistas e as próprias Nações Unidas queriam ver respondidas sobre a sociedade portuguesa de modo a ter uma fotografia da composição étnico-racial da população. Houve até um grupo de trabalho formado para reflectir sobre a sua inclusão no Censos 2021 que o apoiou. Mas, por não ser consensual, o Instituto Nacional de Estatística (INE) acabou por chumbar a ideia em 2019, apresentando a realização de um inquérito como alternativa. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 59 comentários