Novo Governo norueguês inclui dois sobreviventes do ataque em Utoya

Executivo de coligação é constituído por uma maioria de mulheres e vai governar com apoio minoritário no Parlamento. Tomada de posse acontece um dia depois de um ataque que fez cinco mortos e quatro feridos.

Foto
Jonas Gahr Store é o novo primeiro-ministro da Noruega Reuters/NTB

O novo primeiro-ministro da Noruega, o trabalhista Jonas Gahr Store, apresentou esta quinta-feira os membros do seu Governo de coligação, que inclui uma maioria de mulheres e dois sobreviventes dos ataques em Oslo e na ilha de Utoya, em 2011.

A nova coligação governamental — entre o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, e os eurocépticos do Partido do Centro —toma posse esta quinta-feira, um dia depois do ataque mais mortífero na Noruega desde Utoya. Na quarta-feira, um homem armado com um arco e flechas matou cinco pessoas e feriu outras duas com gravidade na cidade de Konsberg, 85 quilómetros a sudoeste de Olso.

O atacante de Konsberg é um cidadão dinamarquês de 37 anos e foi detido após o ataque. Segundo a polícia, trata-se de um “radical”, conhecido das autoridades, que se "converteu ao Islão".

Esta quinta-feira, em Oslo, decorreu a tomada de posse dos 19 governantes, com dez mulheres em ministérios como os Negócios Estrangeiros, a Justiça e a Energia.

É a terceira vez na Noruega que mais de metade dos cargos ministeriais é atribuída a mulheres, depois dos governos de Jens Stoltenberg em 2005 e 2013.

O novo Executivo, que tem um apoio minoritário no Parlamento norueguês, saiu da eleição de 13 de Setembro e reúne os trabalhistas e os centristas, estes em representação dos interesses regionais.

Outra particularidade do novo Governo prende-se com a nomeação de dois sobreviventes do ataque na ilha de Utoya.

No dia 22 de Julho de 2011, 69 pessoas que participavam num acampamento de Verão da juventude do Partido Trabalhista, na ilha de Utoya, foram mortas pelo neonazi Anders Behring Breivik. Horas antes, Breivik tinha provocado uma explosão em Oslo que fez oito mortos.

Os sobreviventes são a ministra do Conhecimento, Tonje Brenna, de 33 anos; e Jan Christian Vestre, de 35 anos, ministro do Comércio e da Indústria.

“Estes jovens responsáveis e talentosos políticos carregam um fardo. Sinto que demos um passo importante”, disse o novo chefe do Governo.

Sugerir correcção
Comentar